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[Dúvida] A utilização do conceito de Andragogia em um curso de Formação de professores.

Sou docente em um curso de professores em Letras Espanhol e fiquei muito reflexiva quanto as possibilidades de inter-relação entre a Pedagogia e a Andragogia neste ambiente. Se por um lado a Pedagogia é a base de muitas componentes disciplinares, como por exemplo, as que envolvem a História da Educação, uma vez que estudamos a História da Educação ocidental, bastante específica do campo da Pedagogia; por outro lado, nossas turmas são formadas por uma mescla entre jovens e adultos, logo, necessitam de metodologia que atendam as suas demandas educacionais e socioculturais, além da responsabilização destes por seu processo de ensino, no sentido de serem protagonistas em seus processos formativos. Tendo em vista, percebo que se os cursos de formação de professores exercem saberes do campo da andragogia, especialmente em relação a organização dos cursos, mas, pouco debatem sobre este campo de saber, visto que discutem a educação pela base da Pedagogia.

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Em muito vivemos em um sistema "one size fits all", e por isso, as abordagens se direcionam ao que se entende por maioria. Existe não só a Andragogia como também a Hebiagogia (adolescentes) e a Geragogia (idosos). E falar nelas é apenas um pequeno passo, visto que estamos levando em conta "apenas" a idade aqui. Ou alguém realmente acha que todo mundo possui cérebros típicos? Quem disse que alguem com TDAH ou com TEA aprende da mesma forma? A própria Alura pressupõe em diversos cursos que sim - e isso mesmo se voltando a um público onde a proporção de neurodivergentes é superior à população em geral. Resumindo tudo: ainda temos muito o que caminhar ainda...