1
resposta

[Dúvida] A proto-persona de empresas que desconhecem seu usuário, pode gerar um problema para o usuário real?

Olá pessoal, tudo bem? Eu fiquei com uma duvida com relação a aplicação da proto-persona na realidade de uma empresa. Por exemplo, no exercício da Aula 4 - "Análise de dados e persona", uma academia tem o desejo de melhorar os seus serviços, porem, não sabiam responder nem mesmo a expectativa que tinham em relação ao próprio público. A ação sugerida pelo exercício seria a de criação de uma proto-persona. A minha duvida, é a seguinte: **Se eu criar uma proto-persona para uma empresa que não faz muita ideia de quem é seu cliente, não corro o risco de me distanciar dos reais usuários do serviço tornando assim o serviço pior para eles? Não seria mais fácil, fazer uma pesquisa quantitativa, afim de conhecer o publico já existente e melhorar o serviço para atrair mais pessoas do mesmo "nicho"? **

1 resposta

Olá, Vinícius! Tudo bem? Espero que sim!!

Entendo sua preocupação em relação à criação de uma proto-persona para uma empresa que não conhece bem seu público-alvo. De fato, existe o risco de se distanciar das pessoas usuárias reais do serviço e tornar o serviço pior para eles.

No entanto, a criação da proto-persona é uma atividade que pode ajudar a empresa a ter uma visão inicial de seu público-alvo, mesmo que seja baseada em suposições. É uma forma de começar a entender quem são essas pessoas e quais são suas necessidades e desejos.

A proto-persona não é uma representação exata do usuário real, mas sim uma ferramenta para guiar as decisões de design e melhorar a experiência de usuários e usuárias. É importante ressaltar que a proto-persona deve ser validada e refinada com dados reais ao longo do tempo, ok?

Dessa maneira, uma combinação da criação da proto-persona com uma pesquisa quantitativa pode ser uma abordagem mais completa para conhecer e atender melhor o público-alvo. A proto-persona serve como um ponto de partida, enquanto a pesquisa quantitativa fornece dados concretos para embasar as decisões, certo?

Se tiver outras dúvidas, é só me dizer. Estou aqui para auxiliar!

Abraços e até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!