Nos projetos de grande porte e comun usar esse farework ? Pq eu sei que reduz bastante os codigos em css, mas no html eu sinto que fica mais confuso com tudo isso aplicado !
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Nos projetos de grande porte e comun usar esse farework ? Pq eu sei que reduz bastante os codigos em css, mas no html eu sinto que fica mais confuso com tudo isso aplicado !
Olá Julio! Tudo ok contigo?
O uso do Tailwind CSS pode deixar o HTML mais carregado de classes, o que pode parecer confuso à primeira vista. No entanto, é importante lembrar que o principal benefício dele é a eficiência e a rapidez com que você pode estilizar sua página sem precisar sair do seu arquivo HTML.
Em projetos de grande porte, o Tailwind pode ser muito útil, pois permite que você crie componentes reutilizáveis, o que pode acelerar o processo de desenvolvimento. Além disso, o framework é altamente personalizável, permitindo que você defina seu próprio sistema de design dentro dele.
Por exemplo, nessa aula do curso, o instrutor utiliza várias classes utilitárias para estilizar os elementos da página. Ele usa classes como focus:outline-none para remover a borda padrão de um elemento quando ele está em foco, e hover:border-azul-claro para adicionar uma borda azul clara quando o mouse passa sobre o elemento. Embora isso possa parecer confuso no início, uma vez que você se acostuma com a sintaxe e a filosofia do Tailwind, pode ser uma maneira muito eficiente de estilizar sua página.
Além disso, o Tailwind também fornece ferramentas para extrair componentes reutilizáveis, o que pode ajudar a manter seu HTML limpo e organizado, mesmo em projetos de grande porte. Por exemplo, se você tem um botão usado em várias partes do seu site, você pode extrair as classes desse botão para um componente e reutilizá-lo onde for necessário.
No entanto, é importante lembrar que cada projeto é único e o que funciona bem para um pode não funcionar tão bem para outro. O Tailwind é apenas uma ferramenta e, como qualquer ferramenta, é mais eficaz quando usado no contexto certo. Portanto, é sempre uma boa ideia avaliar as necessidades do seu projeto e experimentar diferentes abordagens para encontrar a que funciona melhor para você.
Pensando nisso, como a decisão de usar o Tailwind CSS em um projeto de grande porte depende das necessidades específicas do projeto e preferências dos desenvolvedores. Se for necessário priorizar a personalização extrema e ter um sistema de design em mãosusar algo como SCSS ou um framework de interface do usuário pode ser a opção. Por outro lado, se a locidade de desenvolvimento for uma prioridadeo Tailwind CSS pode ser uma opção atraente.
Então, era isso! Se tiver mais dúvidas ou se não entender algo comunique, estarei por aqui!
Abraços e bons estudos.