percebi que const var e let pode ser usado para variável. na logica de programação aprendi usar o document.write. gostaria de saber pq ele não se encaixa mais nesse e onde posso utiliza-lo?
percebi que const var e let pode ser usado para variável. na logica de programação aprendi usar o document.write. gostaria de saber pq ele não se encaixa mais nesse e onde posso utiliza-lo?
Olá Jaqueline.
Tudo bem ?
Bom o uso do document.write é feito, de uma forma bem simplificada, quando você quer escrever alguma coisa dentro de uma página e gostaria que fosse exibida para o seu usuário.
Caso você não queira exibira para o seu usuário, só quer exibir na aba console de seu navegador, você usa o console.log.
Já no caso do terminal, como está sendo apresentado no curso, acaba se fazendo o uso do console.log, pois assim como a aba console de seu navegador, ele vai imprimir a mensagem e valores de variáveis, já o document.write acaba não fazendo isso porque ele precisa de uma página para isso, ou melhor ele vai precisar do DOM(Document Object Model), coisa que você não terá neste momento utilizando o terminal.
Espero ter ajudado a clarear as ideias.
Sucesso nos estudos.
entendi, então o console.log tanto vai ser utilizando para o usuário visualizar quanto para o console ne ? já o document.write não tem essa posição de exibir para o console.
o console.log só serve para visualizar para usuário no javascript puro é isso, dentro do html ele já não serve para essa funcionalidade . e no html ja teria que utilizar os dois.para usuário o document.write e o console.log para console????
seria isso?
Oi Jaqueline.
Vamos lá, creio que você meio confuso ai pra você, mas vamos tentar organizar as ideias. :D
Primeiro, o uso do console.log ali na aula de JS puro, quando se esta usando o terminal a maneira que você possui para imprimir valores de variáveis, ou mensagens é somente pelo console.log.
O motivo disso é que no terminal não possuímos o DOM(Document Object Model).
Quando estamos já em uma página web e queremos imprimir uma mensagem para que o meu usuário veja, usamos o document.write, você pode repara que essa função vai escrever uma mensagem na página, pois quando usando uma página web ele possui o DOM.
Quando queremos exibir uma mensagem, mas que não seja para o nosso usuário final, mas sim para nós que somos os desenvolvedores, ou estamos realizando um debug, queremos ver o valor de uma variável, etc, usamos o console.log, pois ele vai ser impresso na aba console de seu navegador.
Espero que eu tenha conseguido explicar melhor para você XD .