4
respostas

disabled autoconfiguration failed (sem rede)

Olá! Teria como, por gentileza, alguém me ajudar a configurar manualmente? A minha configuração do ip não deu certo da forma automática.

foto da máquina linux desligada com a descrição geral da mesma ao lado

foto da tela com a configuração do ip desabilitada para a forma automática

4 respostas

Claro, posso ajudar com isso! Vamos configurar manualmente o IP. Siga estas etapas:

Passo 1: Acessar as Configurações de Rede Abra o terminal na máquina virtual (VM).

Use o comando para editar a configuração de rede:

bash sudo nano /etc/network/interfaces Passo 2: Editar o Arquivo de Configuração Adicione ou edite a configuração da interface de rede (por exemplo, eth0). Aqui está um exemplo de configuração estática:

plaintext auto eth0 iface eth0 inet static address 192.168.1.100 netmask 255.255.255.0 gateway 192.168.1.1 dns-nameservers 8.8.8.8 8.8.4.4 address: o IP que você deseja configurar.

netmask: a máscara de sub-rede.

gateway: o gateway da sua rede.

dns-nameservers: servidores DNS (neste exemplo, os servidores públicos do Google).

Passo 3: Reiniciar a Interface de Rede Salve o arquivo (Ctrl + O, depois Enter) e saia do editor (Ctrl + X).

Reinicie a interface de rede com o comando:

bash sudo ifdown eth0 && sudo ifup eth0 Passo 4: Verificar a Configuração Verifique se a interface de rede está configurada corretamente com:

bash ifconfig eth0 Passo 5: Testar a Conexão Teste a conexão de rede pingando um endereço conhecido:

bash ping google.com Esses passos devem ajudar a configurar manualmente o IP na sua VM. Se você encontrar algum problema ou precisar de mais assistência, estarei por aqui para ajudar!

Oi, Alessandro!

Esses dados sobre minha rede eu pego no terminal do meu computador, né?

Quando digito o 'ipconfig' no meu terminal para obter os dados da minha rede, aparece 3 endereços diferentes de IP, qual dado devo utilizar? Em qual bloco de informações devo focar? O que contém 'adaptador ethernet ethernet', 'adaptador de rede sem fio wi-fi' ou 'adaptador ethernet vethernet (wsl (hyper-v firewall))'?

ps.: esse bloco wsl apareceu depois da instalação que fiz em um curso aqui da alura sobre terminal. Será útil para o que vou estudar aqui nesse curso?

Obrigada pela atenção!

Entendi! Quando você digita ipconfig no terminal, ele exibe informações sobre todas as interfaces de rede disponíveis no seu sistema. Cada interface de rede (adaptador) pode ter um endereço IP diferente1. Aqui está um resumo do que cada um desses adaptadores pode representar:

Adaptador Ethernet Ethernet: Este é geralmente o adaptador de rede física (cabo) que você usa para conectar seu computador diretamente à rede (como um roteador ou modem via cabo Ethernet).

Adaptador de rede sem fio Wi-Fi: Este é o adaptador de rede sem fio que você usa para se conectar a uma rede Wi-Fi.

Adaptador Ethernet vEthernet (WSL (Hyper-V Firewall)): Este adaptador é específico para o Windows Subsystem for Linux (WSL) e é usado para a comunicação entre o WSL e o Hyper-V (a tecnologia de virtualização do Windows)1. Ele pode aparecer após a instalação de certos cursos ou ferramentas relacionadas ao WSL.

Para a maioria das tarefas de rede, você deve focar no adaptador que corresponde à sua conexão ativa. Se você estiver usando uma conexão Ethernet (cabo), use o Adaptador Ethernet Ethernet. Se estiver usando Wi-Fi, use o Adaptador de rede sem fio Wi-Fi.

Oi, Alessandro!

Como realizo o passo 1 das suas instruções? (Passo 1: Acessar as Configurações de Rede Abra o terminal na máquina virtual (VM). Use o comando para editar a configuração de rede: bash sudo nano /etc/network/interfaces)

Eu tentei instalar a máquina virtual com a rede desabilitada, e assim que foi concluída a instalação, abri o terminal dela e digitei o comando 'bash sudo nano /etc/network/interfaces' e apareceu a mensagem 'cannot execute binary file'. Caso eu tenha feito errado, qual a outra forma de abrir o terminal da máquina sem ter instalado ela?