Oi, estou tendo dificuldades em fazer a bola mudar de direção quando toca na raquete. No meu caso ela muda de direção porém logo depois volta pra mesma direção de antes de tocar na raquete https://scratch.mit.edu/projects/579519541/
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Oi, estou tendo dificuldades em fazer a bola mudar de direção quando toca na raquete. No meu caso ela muda de direção porém logo depois volta pra mesma direção de antes de tocar na raquete https://scratch.mit.edu/projects/579519541/
Olá Agnaldo, como vai?
Não consegui acessar seu projeto pelo link, provavelmente ficou faltando compartilhar =/
Para habilitar o compartilhamento do seu projeto é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.
Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto e te ajudar melhor.
Após a verificação do email vai habilitar o botão de compartilhar o seu projeto.
=)
Olá Agnaldo, agora consegui acessar, obrigada.
O que aconteceu no seu jogo pra dar esses bugs foi que os atores (bolinha e raquete) foram desenhados fora do centro da tela de desenho, vou te mostrar como resolver.
1 - Centralizando os atores
No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro.
Para centralizar a bolinha você vai em Bolinha, depois em Fantasias, clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem. Se o centro da área de desenho não estiver aparecendo você pode ir na lupa na parte inferior da área e diminuir o zoom até visualizar.
Repita esse processo para as raquetes também, elas passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.
2 - Ajustando a posição da raquete
Depois de centralizar você vai perceber que a raquete foi pra uma posição totalmente estranha, para corrigir isso vamos alterar os valores de x e y no códigos da raquete para corrigir o posicionamento de acordo com a centralização. O valor de y vamos deixar em 0 pois queremos a raquete centralizada verticalmente, quanto ao valor de x testei no seu jogo e cheguei ao valor de -229, mas você pode modificar esse valor de acordo com a sua preferência, basta mover a raquete pra distância que você quer e trocar o valor de x no codigo, beleza?
Ficaria assim essa parte:
Pronto, fazendo essas alterações seu jogo volta a funcionar conforme o esperado e você consegue prosseguir com o projeto. Testa aí depois me fala o que achou.
Bons estudos por aí e precisando é só mandar aqui no fórum. =D