Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Direção da bolinha confusa

Oi, estou tendo dificuldades em fazer a bola mudar de direção quando toca na raquete. No meu caso ela muda de direção porém logo depois volta pra mesma direção de antes de tocar na raquete https://scratch.mit.edu/projects/579519541/

3 respostas

Olá Agnaldo, como vai?

Não consegui acessar seu projeto pelo link, provavelmente ficou faltando compartilhar =/

Para habilitar o compartilhamento do seu projeto é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.

Indicação do botão compartilhar na barra superior do scratch

Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto e te ajudar melhor.

  • Caso o botão de Compartilhar não esteja aparecendo, possivelmente faltou confirmar seu email no Scratch. Para fazer essa confirmação você vai no canto superior direito e clica onde está escrito seu nome de usuário, depois em Configurações de conta e em seguida em E-mail. Aí vai aparecer seu email e a informação se falta verificação e você pode também reenviar o email para confirmar a conta.

Após a verificação do email vai habilitar o botão de compartilhar o seu projeto.

=)

Pronto. Habilitei aqui https://scratch.mit.edu/projects/579519541/

solução!

Olá Agnaldo, agora consegui acessar, obrigada.

O que aconteceu no seu jogo pra dar esses bugs foi que os atores (bolinha e raquete) foram desenhados fora do centro da tela de desenho, vou te mostrar como resolver.

1 - Centralizando os atores

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro.

Para centralizar a bolinha você vai em Bolinha, depois em Fantasias, clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da bolinha e da área de desenho, se encontrem. Se o centro da área de desenho não estiver aparecendo você pode ir na lupa na parte inferior da área e diminuir o zoom até visualizar.

Indicação de centralização da bolinha com a área de desenho

Repita esse processo para as raquetes também, elas passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.

2 - Ajustando a posição da raquete

Depois de centralizar você vai perceber que a raquete foi pra uma posição totalmente estranha, para corrigir isso vamos alterar os valores de x e y no códigos da raquete para corrigir o posicionamento de acordo com a centralização. O valor de y vamos deixar em 0 pois queremos a raquete centralizada verticalmente, quanto ao valor de x testei no seu jogo e cheguei ao valor de -229, mas você pode modificar esse valor de acordo com a sua preferência, basta mover a raquete pra distância que você quer e trocar o valor de x no codigo, beleza?

Ficaria assim essa parte:

Indicação do posicioanmento da raquete com x em -229 e y em 0

Pronto, fazendo essas alterações seu jogo volta a funcionar conforme o esperado e você consegue prosseguir com o projeto. Testa aí depois me fala o que achou.

Bons estudos por aí e precisando é só mandar aqui no fórum. =D

 

Caso esta resposta tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software