Oi, estou tendo dificuldades em fazer a bola mudar de direção quando toca na raquete. No meu caso ela muda de direção porém logo depois volta pra mesma direção de antes de tocar na raquete https://scratch.mit.edu/projects/579519541/
Oi, estou tendo dificuldades em fazer a bola mudar de direção quando toca na raquete. No meu caso ela muda de direção porém logo depois volta pra mesma direção de antes de tocar na raquete https://scratch.mit.edu/projects/579519541/
Olá Agnaldo, como vai?
Não consegui acessar seu projeto pelo link, provavelmente ficou faltando compartilhar =/
Para habilitar o compartilhamento do seu projeto é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.
Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto e te ajudar melhor.
Após a verificação do email vai habilitar o botão de compartilhar o seu projeto.
=)
Olá Agnaldo, agora consegui acessar, obrigada.
O que aconteceu no seu jogo pra dar esses bugs foi que os atores (bolinha e raquete) foram desenhados fora do centro da tela de desenho, vou te mostrar como resolver.
1 - Centralizando os atores
No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro.
Para centralizar a bolinha você vai em Bolinha, depois em Fantasias, clique na sua bolinha e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +
, da bolinha e da área de desenho, se encontrem. Se o centro da área de desenho não estiver aparecendo você pode ir na lupa na parte inferior da área e diminuir o zoom até visualizar.
Repita esse processo para as raquetes também, elas passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.
2 - Ajustando a posição da raquete
Depois de centralizar você vai perceber que a raquete foi pra uma posição totalmente estranha, para corrigir isso vamos alterar os valores de x
e y
no códigos da raquete para corrigir o posicionamento de acordo com a centralização. O valor de y
vamos deixar em 0
pois queremos a raquete centralizada verticalmente, quanto ao valor de x
testei no seu jogo e cheguei ao valor de -229
, mas você pode modificar esse valor de acordo com a sua preferência, basta mover a raquete pra distância que você quer e trocar o valor de x
no codigo, beleza?
Ficaria assim essa parte:
Pronto, fazendo essas alterações seu jogo volta a funcionar conforme o esperado e você consegue prosseguir com o projeto. Testa aí depois me fala o que achou.
Bons estudos por aí e precisando é só mandar aqui no fórum. =D