3
respostas

Dificuldade com o grid e a bolinha

Eu segui as instruções, mas devo ter deixado passar algo. Primeiro, o grid não coloca (0,0) no meio, o eixo x começa bem mais para a esquerda, o que faz com que as posições das raquetes não sejam numericamente opostas. Não consegui descobrir o que há de errado. Segundo, toda vez que a bolinha bate na raquete oponente, ela meio que trava lá, como se desse um bug. Link: https://scratch.mit.edu/projects/472885378/ Gostaria de saber no que estou errando.

3 respostas

Olá, Bruna! Tudo bem contigo?

Desculpe a demora em dar um retorno!

Percebi que seu Canvas não está com o mesmo valor inserido na bolinha, por exemplo:

Quando coloco o valor para estabelecer a posição da Raquete PC utilizamos 450, porém, quando delimito a área em que a bolinha contabilize pontos, o valor é 232.

O que acontece é que enquanto a bolinha tenta atingir a raquete para voltar ela também tenta voltar ao atingir 232 e acaba gerando esse conflito.

Vou pedir para verificar esses valores, caso já não tenha solucionado, Bruna!

Aguardo seu retorno!

Cássio, tu estás certo. Mas eu não sei como resolver ainda assim. kkkk Não entendo como o x da Raquete PC aparece lá como 455, mas o da bolinha na mesma posição é 232.

Boa tarde Bruna.

Tanto o seu problema do (0 , 0) bolinha não estar no centro, quanto a diferença no valor de x para a bolinha e para as raquetes são gerados pela forma como você criou os atores.

Se olharmos os atores, na parte de fantasia, os desenhos não foram criados no centro do plano. No caso da raquete, você já posicionou o elemento na hora que você estava desenhando. Na pratica isso faz com que os elementos do jogo não tenham a mesma referência quanto as coordenadas da tela.

Se você segurar desenho com o botão esquerdo do moue você pode ver o centro do desenho (cruz azul) e o centro do plano (cruz cinza).

Espero ter ajudado.