Boa noite, Eu gostaria de tirar 2 dúvidas não relacionado ao código mas com o funcionamento do JS.
1- Nos 2 módulos de introdução a lógica de Programação a gente aprendeu por exemplo a desenhar na tela com por exemplos: pincel.fillRect();,Ja no editor p 5 js para desenhar o mesmo retangulo seria só rect e não precisa do fill.Rect(); para poder fazer com que o programa desenhe o mesmo.
Ambos os código são Java script correto então porque tem essa mudança de como desenhar um retângulo no editor de texto VS Code por exemplo e outro jeito para esse p5 js web?
2- Gira em torno da primeira duvida pois nas aulas de introdução aprendemos que é preciso chamar a função, nesse aula realmente chamamos todas as funções dentro da função draw, mas nós não chamamos a própria função draw. Não consegui entender o porque.
Segue abaixo o código feito na aula:
let xBall = 300;
let yBall=200;
let diametroBall= 15;
let velocidadeXBall= 2;
let velocidadeYBall=2;
let raio= diametroBall /2;
let xRaquete =5;
let yRaquete=150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura =90;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
desenhaBall();
velocidadesBall();
condicaoBall();
raquete();
}
function velocidadesBall(){
xBall=xBall + velocidadeXBall;
yBall+= velocidadeYBall;
}
function condicaoBall(){
if (xBall+raio > width || xBall- raio<0){
velocidadeXBall*= -1;
}
if(yBall+raio >height || yBall- raio<0){
velocidadeYBall*=-1;}
}
function desenhaBall(){
circle(xBall,yBall,diametroBall);
}
function raquete (){
rect ( xRaquete,yRaquete,raqueteComprimento,raqueteAltura);
}