Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Diferença entre Socket e Websocket ?

Olá,

Durante a aula 4 da parte 3 do curso de Gráficos na Web, foi ensinado o que é socket, porém, muitas aplicações que eu vejo utilizam um websocket, qual a diferença entre essas duas tecnologias ?

3 respostas
solução!

Oi Renato,

como focamos em mostrar o que poderíamos fazer com os gráficos, passamos mesmo uma idéia geral sobre socket e websocket.

Quanto a diferença entre as tecnologias, um socket é um ponto que envia ou recebe dados dentro de uma rede, e geralmente é usado para implementar uma comunicação de qualquer tipo entre máquinas ou processos, ele não fica restrito a um navegador ou ao protocolo HTTP.

Por isso, temos mais liberdade ao usar um socket e ele é um conceito mais genérico. Podemos, por exemplo, ter um socket que usa TCP/IP para se comunicar e outro que usa UDP.

Sobre o websocket, ele é um protocolo geralmente usado em aplicações web que estão conectadas à um servidor. Nesses casos, o websocket é executado pelo navegador, usa o protocolo HTTP e ambos interlocutores trocam mensagens simultaneamente, o que é chamado de full-duplex.

Até mesmo, quando dizemos socket podemos estar nos referindo ao websocket e você pode ver que esses termos se misturam por aí.

Você ainda pode dar uma olhada neste link da wiki para saber mais detalhes sobre os tipos de socket, e neste outro link para saber mais sobre o uso do websocket.

Fala aí Renato, beleza? WebSocket é uma tecnologia que permite realizar comunicações bidirecionais sobre um único soquete TCP.

Em outras palavras, de forma simplista e resumida, é uma tecnologia que a conexão fica sempre aberta, tanto o front pode emitir eventos e receber no back, quanto o back pode emitir eventos e receber no front.

Ele é muito utilizado para aplicações que necessitam ser atualizadas em tempo real (real time), como um chat por exemplo.

Espero ter ajudado.

Muito obrigado pessoal pela orientação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software