Olá, gostaria de saber se tem alguma diferença entre eu usar const e function. Por exemplo, para adicionar ou concluir uma tarefa, eu poderia usar function que continuaria a funcionar. É mais uma dúvida de conceito mesmo.
Olá, gostaria de saber se tem alguma diferença entre eu usar const e function. Por exemplo, para adicionar ou concluir uma tarefa, eu poderia usar function que continuaria a funcionar. É mais uma dúvida de conceito mesmo.
Oi, Celina, tudo bem?
Há diferenças sim. Vamos a elas:
As funções de seta (arrow functions) têm um comportamento diferente das declarações / expressões de função (declarations functions), então vamos dar uma olhada nas diferenças primeiro:
var frutas = [
'Banana',
'Laranja',
'Limão',
'Pinha'
];
frutas.map(function(fruta) {
return console.log(fruta.length);
});
//com arrow function
frutas.map((fruta) => {
return fruta.length;
});
Se única sentença em uma arrow function é `return`, podemos remover o`return`
frutas.map(element => frutas.length);
this
- ela usa “escopo léxico” para descobrir qual deveria ser o valor de “this”. Em outras palavras, o escopo léxico usa "this" de dentro do corpo da função. Nessa aula conseguimos compreender melhor o contexto do this em arrow functions
A depender do contexto da sua função, por exemplo, se ela precisar valor de algum this
a arrow function não é indicada mas sim a function declarations
.
Se ficou alguma dúvida é só falar! Referências: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Reference/Functions/Arrow_functions