Olá, gostaria de saber se tem alguma diferença entre eu usar const e function. Por exemplo, para adicionar ou concluir uma tarefa, eu poderia usar function que continuaria a funcionar. É mais uma dúvida de conceito mesmo.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, gostaria de saber se tem alguma diferença entre eu usar const e function. Por exemplo, para adicionar ou concluir uma tarefa, eu poderia usar function que continuaria a funcionar. É mais uma dúvida de conceito mesmo.
Oi, Celina, tudo bem?
Há diferenças sim. Vamos a elas:
As funções de seta (arrow functions) têm um comportamento diferente das declarações / expressões de função (declarations functions), então vamos dar uma olhada nas diferenças primeiro:
var frutas = [
'Banana',
'Laranja',
'Limão',
'Pinha'
];
frutas.map(function(fruta) {
return console.log(fruta.length);
});
//com arrow function
frutas.map((fruta) => {
return fruta.length;
});
Se única sentença em uma arrow function é `return`, podemos remover o`return`
frutas.map(element => frutas.length);this - ela usa “escopo léxico” para descobrir qual deveria ser o valor de “this”. Em outras palavras, o escopo léxico usa "this" de dentro do corpo da função. Nessa aula conseguimos compreender melhor o contexto do this em arrow functionsA depender do contexto da sua função, por exemplo, se ela precisar valor de algum this a arrow function não é indicada mas sim a function declarations.
Se ficou alguma dúvida é só falar! Referências: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Reference/Functions/Arrow_functions