Marcus e Maria,
Entendo a sua dificuldade e confesso que muitas vezes também me sinto assim. Tenho 29 anos, sou formado em Design e trabalhei com web (HTML/CSS) durante muito tempo. Nesse tempo tenho estudado programação (JS e Python), então particularmente, não estou tendo problemas com este curso, pois já vi esse conteúdo em outras oportunidades. Mas, muitas vezes quando chego nessas situações onde não faço ideia do que está acontencendo, sinto que isso tudo não é para mim. Mas sigo em frente e procuro conteúdo em outros lugares para complementar. Em alguns casos, percebo que os cursos aqui têm um certo problema de "continuidade", onde na transição de um projeto para o outro, ou até mesmo de um instrutor para o outro, alguns conceitos acabam sendo tratados com superficialidade (Às vezes considerando que você já domina parte daquele assunto, foca-se apenas no código).
Aqui cabe uma sugestão: A Alura poderia lançar uma Imersão Back-end para Front-enders focando em CRUD e HTTP, nos moldes dos eventos da R_ck_tS_at.
O problema não é com você, a web é complexa mesmo. Principalmente nessa interseção entre o Front-end e o Back-end. Sugiro que você pause esse curso e faça o curso de HTTP para entender melhor sobre como funciona o protocolo, o que é uma requisição, quais são os códigos de status, e principalmente, como trafegam os dados em JSON no corpo da requisição (esse ponto aqui é importante e tem vários vídeos no YouTube).
Vou tentar explicar de modo rápido, espero que ajude. O CRUD é um conjunto de operações de manipulação de dados que serão armazenados num banco de dados. Você tem uma aplicação Back-end (que aqui no curso é simulada através da aplicação rodando na pasta admin), e um conjunto de páginas HTML que compõem a interface (na pasta telas). Imagine que a aplicação Back-end executa as operações de armazenamento de registros lá no banco de dados. Aqui, o script "npx json-server" simula o comportamento dessa aplicação, então você não precisa se preocupar com API ou banco de dados, basta deixar o script rodando. Ele vai disponibilizar uma URL (http://localhost:3000) para que você possa fazer as requisições. A sua preocupação agora é com aquilo que acontece no Front-end, ou seja, como os dados vão ser capturados através do formulário e "entrar" na aplicação. Aqui, o JavaScript é usado para fazer as requisições de operações Create, Read, Update e Delete (CRUD) através do XMLHttpRequest, do Fetch, ou da biblioteca Axios (os três trabalham de modo similar, com algumas diferenças).
CREATE: A página cadastra_cliente é carregada no navegador, o usuário preenche o formulário e clica no botão para submeter. O JavaScript faz uma requisição POST e envia os dados do formulário para a API (o endereço da aplicação back-end), que é responsável por inserir os dados no banco de dados. O seu trabalho é capturar os dados do formulário e preparar a requisição.
READ: Ao carregar a página lista_cliente, o JavaScript requisita a lista de clientes cadastrados, que retorna em um formato JSON. O seu trabalho é receber esses dados e preencher a lista.
UPDATE: O usuário clica no botão editar. O JavaScript requisita os dados daquele registro específico, devolve para você, e você insere no formulário. O usuário edita conforme necessário e submete as alterações. O JavaScript requisita a atualização dos dados através da API.
DELETE: Aqui você já deve imaginar, o usuário clica no botão excluir, e o JavaScript requisita a exclusão daquele registro específico.