Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dicas

Fala galeraaa, tudo bem? Cara, apesar de ser um curso para iniciantes... Achei bem complexo (pelo menos da forma que está sendo passado faz com que sintamos dificuldades. Eu decidi não baixar o powershell e usar o CMD mesmo (já que não tenho conhecimentos consolidados de nenhum dos dois, vou fazer isso para meio que aprender ambos ao mesmo tempo).

Então aqui vão algumas dicas para vocês de como fazer todo esse processo dessa aula toda utilizando: VSCode + CMD.

1 - Abra o VS Code, crie uma pasta (com o nome que preferir) e dentro dessa pasta uma nova com nome que preferir também.

2 - Crie um arquivo de extensão .JS

O meu ficou assim (criei um pasta chamada JAVASCRIPT, dentro coloquei uma pasta chamada src e o arquivo index.js):

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3- Feito isso, você já pode digitar o seu console.log ("teste"). Não esqueçam de dar um CTRL+S para salvar, antes de tentar rodar o programa senão não vai aparecer nada.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 - Para rodar o programa, você pode testar tanto pelo terminal do próprio VS Code quanto pelo do CMD (no meu caso). Começando o teste de rodar o programa no VSCode: Pressione CTRL + J para abrir o terminal: digite dir. Com esse comando você exibe uma lista de arquivos e subdiretórios em um diretório.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 - Para verificar a versão no NODE pelo terminal do VSCode, digite: node --version

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

6 - E finalmente para rodar o programa, você digita: node + nome da pasta que você criou/nome do arquivo de extensão JS. No meu caso, ficou: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Agora para fazer isso tudo no CMD:

1 - Abra a pasta que você criou no CMD utilizando cd + caminho do arquivo. No meu caso digitei cd C:\Users\Junio\Desktop\JavaScript

2 - Para executar o programa, a mesma coisa: node src/index.js

Fica assim:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas
solução!

Eu só consegui fazer isso tudo depois de muuuuuito olhar no youtube + google + digitar o comando "help" no CMD e ler um por um. Então talvez seja mais bacana aprender um pouco de CMD ou powershell antes de dar início à esse curso. Apesar de ser para iniciante, faltam muitos detalhes e informações para conseguir acompanhar certinho, senão uma aula de 10 min você vai precisar de no mínimo 40 minutos pesquisando tudo igual louco kkkk. Espero ter ajudado alguém que use windows tbm :)

Outra dica: sempre que possível, pesquisem a documentação do que estão usando, sério. Isso tem me ajudado demais!! Pra quem tá começando, como eu, tudo é mais complicado que o normal.

Nossa você me salvou demais, estava quase desistindo de fazer o curso de javaScript por aqui, mas graças as tuas dicas vou continuar no curso. Muito Obrigado!!

Excelente Priscila! obrigada por compartilhar!

Que bom que consegui ajudar <3

Obrigada, Priscila!!! também estou com certa dificuldade pra entender esses passos iniciais

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software