Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Dica: Framework compatível com Parse

E aê Flávio, tudo beleza?

Primeiramente, estou terminando o curso de Javascript Avançado III e, além de me empolgar muito com a própria linguagem, gostei bastante do conteúdo e da tua didática. Parabéns!

Agora gostaria de uma dica para iniciar meu próximo curso. Estou para criar uma SPA mas não sei qual framework escolher (seria complicado demais fazer com JS puro?). Para o backend eu utilizo o Parse, que possui um SDK em JS ao invés de utilizar chamadas Ajax. Fiz algumas pesquisas sobre os principais frameworks (Angular 1 e 2, Vue e Meteor) mas ainda não tenho certeza da compatibilidade entre o SDK do Parse e esses frameworks.

Você saberia se alguma dessas ferramentas é compatível com o Parse ou qual se adequaria mais ao meu caso?

Obrigado!

6 respostas

Oi Bruno! Não conheço esse Parse SDK, mas é um conjunto de JS que através dele você consome APIs? É isso? Achei algo internet e relação com IOS

Me fala um pouco para eu poder te responder melhor.

Opa Flávio,

Então, explicando o Parse, ele é um serviço de backend. Basicamente nós podemos criar nossas tabelas, inserir, remover e alterar dados. O Parse pode ser utilizado tanto por aplicações mobile como por uma aplicação web. Porém, não é preciso configurar uma API para consumir esses dados ou criar qualquer outro código de servidor. O próprio Parse oferece bibliotecas e SDKs para Javascript, Swift, Android e etc. Com essas bibliotecas nós não precisamos fazer requisições Ajax através de uma URL, mas sim utilizando os métodos que as bibliotecas nos fornecem.

Segue o link do Parse: http://parseplatform.org/

Um exemplo de um serviço como o Parse seria o Firebase do próprio Google.

E sim, é uma biblioteca em JS que me ajuda a consumir esses dados de uma API sem precisar realizar requisições via URL.

solução!

Entendi, na verdade ele precisa fazer requisições, mas ele esconde isso através de métodos das bibliotecas que ele oferece, até porque, no browser, a única maneira do seu navegador se comunicar com API's que estejam em algum lugar é através de requisições Ajax.

Então, em teoria, se você importar a script em qualquer aplicação web você seria capaz de acessar API's compatível com o parser, no entanto, essa solução é bastante limitada porque te impõe um padrão que, pelo o que eu entendi, seu servidor deve seguir. Vejo isso apenas para uma solução sua, sem ter que se entregar com sistemas de terceiros.

Sendo assim, tem que testar com os frameworks de SPA. O problema é que se você usar algo que não esteja integrado com ele, você pode ter problemas. Por exemplo, se você quiser interceptar essas requisições para poder adicionar um token adicional? Eu faço isso com esses frameworks facilmente porque tudo que acontece eu consigo saber.

Então, você precisa experimentar e quem sabe ver se há algum wrapper dele para o framework SPA que você escolher. Se houver um wrapper, fica melhor ainda.

É como no caso do Firebase. Eu Angular existem wrapers que permitem o acesso de um banco lá do Firebase de maneira elegante.

Agora, sobre sua pergunta dos frameworks SPA. Na prática, tudo depende do desenvolvedor , do seu projeto e da sua equipe. Não é uma escolha trivial.

No entanto, se você esta começando com SPA, eu sugiro o Vue.js. É o que tem menor curva de aprendizado, inclusive quando você terminar o curso da Alura (São dois), terá mais condições de compreender Angular 2 e React, porque o Vue copiou as boas práticas desses dois frameworks.

Desculpe não ter uma resposta precisa para sua primeira pergunta, mas espero ter lançado uma luz.

Ajudou sim, Flávio!

Iniciarei meus estudos de SPA pelo Vue.js então. E vou testar o uso do Parse junto com o Vue, caso não ache um wrapper.

Valeu pelas dicas, abraço!

Excelente. Só te peço uma coisa. Termina o curso de Vue 1 e 2, depois que compreender as manhas tente integrar o Parse. Eu digo isso, porque com Vue você não importa script e css como aplicações tradicionais e você pode bater a cabeça antes da hora, pois ensino esse detalhe no segundo capítulo.

Pode ir de Vue.js que você terá uma base excelente não só em Vue, mas em SPA.!

Pode deixar! :)