1
resposta

Dev team em ambientes com profissionais liberais

Um dev team, pensando em scrum, deve ser uma equipe enxuta e que é capaz de entregar uma demanda sem depender individualmente dos seus membros, devido a maior integração que um conjuntos de profissionais com conhecimento em T pode prover. Quando passamos a olhar para realidades de empresas médicas, ou empresas de arquitetura ou advocacia, onde existe uma grande gama de profissionais liberais, que tática podemos utilizar para se criar um ambiente colaborativo dividido em times de forma com que as demandas possam ser atendidas sem esbarrar nas prioridades mais individualizadas que são característica destes profissionais?

1 resposta

Fábio, bom dia! Sem avaliar nem entrar no mérito da questão, mas quando você fala de "prioridades mais individualizadas que são característica destes profissionais", temos aqui um fator que é cultural. No mundo da Agilidade, a Cultura Ágil fornece os pilares da abordagem, ou seja, antes de usarmos de maneira eficiente Métodos Ágeis, é preciso solidificar a base (ou seja, o aspecto cultural). Portanto, a resposta à sua pergunta é: deve-se trabalhar na cultura destes profissionais, criando uma mentalidade colaborativa, sem o que o Scrum ou algum outro método ágil não vai funcionar direito. Isto não é simples, mas é o caminho.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software