Olá, sou gerente de um time de advogados de uma empresa e sigo pensando de que modo organizá-los como uma equipe ágil. Tradicionalmente, advogados se organizam tendo um coordenador. Seus stakeholders são as outras unidades da empresa que buscam assessoria jurídica, o Poder Judiciário, o Ministério Público e órgãos regulamentadores do Poder Executivo, entre outros.
Peço que me ajudem a validar este esboço:
O product owner seria o coordenador, que assumiria o papel de representante dos stakeholders na indicação de um backlog no qual estariam as consultas internas, os prazos judiciais, as pesquisas de jurisprudência, etc. O time elegeria um scrum master entre si (talvez por trimestre) e se auto-organizaria para entregar pareceres, petições, recursos, estudos, etc. O time faria reuniões diárias para decidir o que vai ser puxado do backlog e para dividir a carga de trabalho entre si e reequilibrá-la a cada nova reunião, considerando que é difícil estimar o esforço de uma tarefa jurídica sem antes estudá-la, sempre considerando o limite de WIP (work in progress), evitando assim que um advogado tenha muitas tarefas ao mesmo tempo para executar, o que dificulta manter o foco. Os advogados indicam conclusão da tarefa, o que é validado ou não pelo product owner, que libera a entrega ao stakeholder, por exemplo, do parecer ou do recurso.