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DESPERDÍCIOS

Quando se fala em agregar valos ao produto, o tutor exemplifica o processo de uma pizzaria. No caso tem como desperdício a questão do transporte, por não agregar valor ao produto. A dúvida é: Se não houvesse a entrega, será que o consumidor iria comprar o produto? Será que a entrega mais rápida mantendo a qualidade do produto não seria uma forma de agregar valor, mesmo não sendo atividade fim da empresa?

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Oi João,

Uma solução para este problema seria considerar a entrega como um serviço a mais que a pizzaria oferece aos seus clientes.

Se a pizzaria oferece entrega rápida, mantendo a qualidade do produto, seria uma forma de agregar valor para o cliente. Isso poderia aumentar o interesse dos clientes em comprar o seu produto, pois eles não precisarão sair de casa e podem desfrutar de seu produto rapidamente. Além disso, a entrega rápida também pode ajudar a aumentar a satisfação dos clientes.

Abcs!

João, há atividades que não agregam valor mas são necessárias, às vees até essenciais. Durante a entrega, o produto não é transformado (não recebe mais valor, já está pronto), mas sem a entrega não há negócio. O Lean atribui a tais atividades o rótulo de desperdício para que elas sejam enxugadas, não para que sejam mal vistas ou banidas - é o muda tipo 1, no caso.