Como existe a etapa de protótipo essa exemplificação palpável como aplicativo, novas funcionalidades é realmente sempre o mais usado como exemplo e é até bem didático, acho que por isso essa escolha em vários momentos e em vários lugares.
Mas por ser uma metodologia de trabalho, é um fluxo que pode ser seguido por um time de diversas formas e em diversos projetos.
Mas você tem toda razão é muito dificil desvincular e é um receio válido. Por que existem outras metodologias, e essas outras metodologias podem conversar melhor com um processo de gestão e construções mais abstratas.
É uma discussão interessante.
Ao meu ver, por mais que os exemplos sejam sempre assim. Se eu trocar a palavra protótipo por MVP eu consigo abstrair mais o vinculo com criação de um novo aplicativo.
Por que a ideia da metodologia e que sempre ganha muito espaço é o fato de você poder testar rápido, errar rápido para ajustar rápido.
Então ter algo paupável é importante, por exemplo na modificação de um modelo de negócio é importante conseguir colocar isso a prova de alguma maneira para aplicar a metodologia. nem que seja por simulação.
O viés de implementação é o coração da metodologia, por isso é tão dificil abstrair.
Mas se a gente pega como referencia a logistica de entrega de ração de uma petshop para clientes a X KM de distancia.
é possível criar soluções através da metodologia, e é diferente de criar um app. Mas no storyboard vai ser necessário colocar a prova um MVP quais mudanças logisticas existirão e como podemos fazer esse teste rápido para validar a ideia saca.
É uma discussão muito legal essa man, e eu agora estou com muito mais ideias na cabeça na verdade, não sei se ajudei em mais alguma coisa mas estou tentnado formular mehor ainda isso tudo.