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Desenhar com mouse

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;

    tela.onmousemove = function(evento)  {

        if(desenha);  {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

        }

        console.log(x + ',' + y);

    }

    tela.onmousedown = function()  {

        desenha = true
    }

    tela.onmouseup = function()  {

        desenha = false
    }

</script>
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Olá Sergio, tudo ok com você?

Gostaria de pedir desculpas pelo retorno tardio!

Sobre seu código, ele está muito bom, contudo ele possui alguns erros que o impedem de funcionar da forma que o exercício pede, sendo eles: As function´s que não possuem nome:

function()  {
    desenha = true
}

Os comandos de controle da leitura de ações do mouse que estão atribuídas diretamente antes do inicio das function´s:

tela.onmousemove = function(evento)

tela.onmousedown = function()

tela.onmouseup = function()

E por fim existe um erro bem pequeno em seu código, ele é quase imperceptível, mas que gera todo um erro de funcionamento, que é a presença de um ponto e vírgula (;), após o if(desenha) que deveria estar dentro da function denhaCirculo():

if(desenha); {

Dessa forma consertando os 3 tipos de erros mencionados acima você terá o seguinte código:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');

pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

var desenha = false;

function desenhaCirculo(evento)  {

    if(desenha)  {

    var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
    var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
    pincel.fillStyle = 'blue';
    pincel.beginPath();
    pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
    pincel.fill();

    }

    console.log(x + ',' + y);

}

tela.onmousemove = desenhaCirculo;

function habilitaDesenhar()  {

    desenha = true
}

function desabilitaDesenhar()  {

    desenha = false
}

tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;


</script>

A construção desse código está na seção “ver opinião do instrutor” dessa aula aqui:

No geral era isso, caso tenha dúvidas recorra ao fórum novamente!

Um grande abraço e bons estudos!

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