Olá Sergio, tudo ok com você?
Gostaria de pedir desculpas pelo retorno tardio!
Sobre seu código, ele está muito bom, contudo ele possui alguns erros que o impedem de funcionar da forma que o exercício pede, sendo eles:
As function´s
que não possuem nome:
function() {
desenha = true
}
Os comandos de controle da leitura de ações do mouse que estão atribuídas diretamente antes do inicio das function´s
:
tela.onmousemove = function(evento)
tela.onmousedown = function()
tela.onmouseup = function()
E por fim existe um erro bem pequeno em seu código, ele é quase imperceptível, mas que gera todo um erro de funcionamento, que é a presença de um ponto e vírgula (;), após o if(desenha)
que deveria estar dentro da function denhaCirculo()
:
if(desenha); {
Dessa forma consertando os 3 tipos de erros mencionados acima você terá o seguinte código:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
function habilitaDesenhar() {
desenha = true
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false
}
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>
A construção desse código está na seção “ver opinião do instrutor” dessa aula aqui:
No geral era isso, caso tenha dúvidas recorra ao fórum novamente!
Um grande abraço e bons estudos!
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