Boa noite pessoal! Compartilhando meu código da solução!
<!DOCTYPE html>
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<head>
<meta charset="UTF-8">
<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
<style>
* {
margin: 0;
padding: 0;
box-sizing: border-box;
}
body {
display: flex;
flex-direction: column;
align-items: center;
justify-content: center;
height: 100vh;
}
#main {
display: flex;
flex-direction: column;
align-items: center;
justify-content: center;
border: 3px double brown;
padding: 25px;
box-shadow: 0 0 20px rgba(0, 0, 0, 0.6);
}
#main h1,
h3 {
margin-bottom: 5px;
color: brown;
}
canvas {
background-color: lightgray;
scale: (0.1);
animation: .8s ease-in-out 0s 1 normal both running aparecimento
}
#tools {
margin-top: 5px;
gap: 5px;
display: flex;
flex-direction: row;
align-items: center;
justify-content: space-around;
width: 100%;
}
#tools div {
gap: 5px;
display: flex;
flex-direction: row;
align-items: center;
justify-content: center;
}
@keyframes aparecimento {
from {
transform: scale(0.1);
}
to {
transform: scale(1.0);
}
}
</style>
<title>Lógica de Programação II</title>
</head>
<body>
<div id="main">
<h1>03 - Interagindo com o usuário</h1>
<h3>09 - Desenhando com o mouse com infinitas cores</h3>
<canvas width="600" height="400" onclick="drawCircle"></canvas>
<div id="tools">
<span id="size_circle"></span>
<span>Shift + | Alt -</span>
<div>
<label for="color_palette">Escolha uma cor:</label>
<input type="color" name="color_palette" id="color_palette" value="#0000ff">
</div>
</div>
</div>
<script>
// Declaração das constantes.
const canvas = document.querySelector("canvas");
const context = canvas.getContext("2d");
const colors = ["blue", "red", "green"];
// Declaração das variáveis.
var radiusCircle = 10;
var mouseButtonPressed = false;
// Função responsável por devolver os valores das coordenadas do canvas.
function coordinates(e) {
return [e.pageX - canvas.offsetLeft, e.pageY - canvas.offsetTop];
}
// Função responsável por desenhar círculos coloridos na tela.
function drawCircle(e) {
let [x, y] = coordinates(e);
if (e.shiftKey && radiusCircle < 40) {
radiusCircle = radiusCircle + 10;
updateTagSizeCircle();
}
if (e.altKey && radiusCircle > 10) {
radiusCircle = radiusCircle - 5;
updateTagSizeCircle();
}
context.fillStyle = document.getElementById("color_palette").value;
context.beginPath();
context.arc(x, y, radiusCircle, 0, 2 * Math.PI);
context.fill();
}
// Função responsável por desenhar na tela enquanto o mouse se movimenta
// e o botão esquerdo está pressionado.
function draw(e) {
if (mouseButtonPressed) {
drawCircle(e);
}
}
function updateTagSizeCircle() {
document.getElementById("size_circle").innerHTML = "Tamanho do círculo: " + radiusCircle;
}
// Definição dos eventos ao ser realizar cliques do mouse sobre o canvas.
canvas.onclick = drawCircle;
canvas.onmousemove = draw;
canvas.onmousedown = () => { mouseButtonPressed = true; };
canvas.onmouseup = () => { mouseButtonPressed = false; };
updateTagSizeCircle();
</script>
</body>
</html>