Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

DESAFIOS DA CNV

A Comunicação Não Violenta (CNV), desenvolvida por Marshall Rosenberg, é uma ferramenta transformadora para criar conexões e resolver conflitos. No entanto, colocá-la em prática** exige um esforço consciente e constante**. O maior obstáculo não é entender a teoria, mas sim reverter décadas de hábitos automáticos de fala e pensamento.

Como gestor de mais de 400 pessoas, tenho trabalho já alguns anos a CNV no meu dia a dia corporativo.

Aqui estão os principais desafios que venho enfrentando o tentar aplicar a CNV para minha equipe.

1. O Descondicionamento Cultural

Fomos ensinados desde cedo a pensar em termos de "certo e errado", "prêmios e punições" e a usar julgamentos morais. A CNV exige que abandonemos a linguagem da culpa e do diagnóstico (ex: "você é egoísta", "isso é falta de respeito") para focar estritamente o que estamos sentindo e precisando. Mudar essa estrutura mental de julgamento para empatia é o desafio mais profundo.

1. O Sequestro Emocional

Quando somos criticados ou nos sentimos ameaçados, nosso cérebro entra em modo de defesa (na prática nossa Amígdala reage rápida e de forma quase sempre defensiva). Nesse estado de alta reatividade, é extremamente difícil fazer a pausa necessária para observar a situação sem avaliar (o primeiro passo da CNV). A tendência biológica natural é contra-atacar, justificar-se ou se fechar, ignorando completamente as técnicas de comunicação.

1. O Medo da Vulnerabilidade

Nomear seus próprios sentimentos e assumir suas necessidades não atendidas exige muita coragem. Dizer "estou me sentindo inseguro e preciso de clareza" em vez de atacar o outro ("você é muito confuso e me ignora") nos coloca em uma posição de vulnerabilidade. Isso pode ser assustador, especialmente no ambiente de trabalho ou em relacionamentos que já estão desgastados.

1. O Risco de Soar "Robótico"

Muitas pessoas, ao começarem a praticar, apegam-se rigidamente à fórmula dos quatro passos (Observação, Sentimento, Necessidade, Pedido). Isso pode fazer com que a fala soe engessada, mecânica, condescendente ou até manipuladora. O desafio é internalizar a intenção da CNV — que é a conexão genuína — para que a fala flua de forma natural e com o seu vocabulário cotidiano.

1. Confundir CNV com "Ser Bonzinho"

Um equívoco muito comum é achar que a Comunicação Não Violenta significa suprimir a raiva, evitar conflitos a todo custo ou concordar com tudo para manter a paz. Pelo contrário, a CNV é sobre autenticidade e assertividade. Expressar um limite firme, dizer "não" ou demonstrar indignação de forma estruturada e respeitosa é um desafio enorme para quem está acostumado a engolir sapos para evitar brigas.

1. Escutar Empaticamente Sob "Ataque"

Para muitos, a etapa mais difícil não é falar, mas escutar. Quando alguém está sendo ríspido, gritando ou fazendo acusações contra você, a CNV propõe que você não leve para o lado pessoal, mas tente "escutar além das palavras" para identificar quais são os sentimentos e necessidades não atendidas daquela pessoa que a estão fazendo agir daquela forma. Fazer isso enquanto se é alvo da agressão exige um nível altíssimo de regulação emocional.

A prática da CNV é exatamente como aprender um novo idioma: no começo, você traduz palavra por palavra e soa artificial, mas com a repetição e a prática em situações de baixo estresse, a fluência natural começa a aparecer.

1 resposta

Olá, Osorio! Tudo bem?

A sua reflexão sobre DESAFIOS DA CNV, dentro do tema Comunicação não violenta, traz uma visão muito rica sobre como a prática da CNV exige consciência, constância e mudança de hábitos, sobretudo em contextos de liderança e gestão de equipes grandes.

Você conectou muito bem a teoria da Comunicação Não Violenta com desafios reais do ambiente corporativo, como sequestro emocional, vulnerabilidade, escuta empática sob pressão e o cuidado para não transformar os quatro passos em uma fala mecânica.

Uma dica prática é escolher situações de menor tensão para treinar primeiro: observar sem julgamento, nomear sentimentos, identificar necessidades e formular pedidos claros. Com a repetição, a CNV deixa de ser uma fórmula e passa a se tornar uma postura mais natural de escuta, assertividade e conexão genuína.

Na sua experiência como gestor, qual desses desafios da CNV costuma exigir mais atenção no dia a dia com a equipe?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!