Projetos ágeis, como explicado pelo professor Roberto Pina, são boas opções em ambientes "VUCA" (que possuem volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade). Essas situações exigem uma abordagem com experimentação, aprendizado e adaptação.
Alguns professores de cursos ágeis já mencionaram que a priorização do backlog deveria selecionar os pontos onde a experimentação irá trazer o maior aprendizado. Geralmente, os maiores riscos surgem de onde se tem menor conhecimento. Portanto, a seleção de itens de backlog já buscaria redução dos riscos.
O professor também trouxe o exemplo do Scrum, onde Scrum Masters buscam remover impedimentos, e sugeriu buscar impedimentos na Reunião de Retrospectiva. O Guia do Scrum sugere outra abordagem. A Reunião de Retrospectiva até serviria para discutir os problemas encontrados e como eles foram (ou não foram) resolvidos. Mas os impedimentos devem ser identificados na Daily Scrum.
Ainda sobre o Scrum, há a menção à palavra "risco" em dois lugares do Guia. Em primeiro lugar, o Scrum otimiza a previsibilidade usando uma abordagem iterativa e incremental, o que ajuda a controlar riscos. Em segundo lugar, os artefatos do Scrum precisam ter transparência, pois serão usados para tomar decisões importantes, portanto ajudam a aumentar o valor e reduzir riscos.