1
resposta

Desafio: gerar código VBA

Meu prompt resumido: Enviei ao Copilot o mesmo prompt com a imagem utilizada anteriormente na aula e solicitei que ele gerasse um código VBA capaz de imprimir o texto abaixo:

Texto a ser impresso: Eu tenho uma planilha no Excel chamada "IAs", que contém informações sobre o prduto, estoque, diferença e preço unitário. Os dados começam na celula B2 e seguem o formato de 4 colunas: Produtos (coluna B) Estoque (coluna C) Diferença (D) preço unitário (coluna E) Gostária de criar algumas funções do Excel para anlisar esses dados. 1. Preço do produto com quantidade aproximada de 20: Crie uma formula que aponte o preço do produto que contém a quatidade mais próxima.

**Código VBA que o Copilot trouxe: **

Sub ImprimirTextoAnalise()

Dim texto As String

texto = "Eu tenho uma planilha no Excel chamada ""IAs"", que contém informações sobre o produto, estoque, diferença e preço unitário. " & _
        "Os dados começam na célula B2 e seguem o formato de 4 colunas: Produtos (coluna B), Estoque (coluna C), Diferença (D), preço unitário (coluna E)." & vbCrLf & vbCrLf & _
        "Gostaria de criar algumas funções do Excel para analisar esses dados." & vbCrLf & vbCrLf & _
        "1. Preço do produto com quantidade aproximada de 20: Crie uma fórmula que aponte o preço do produto que contém a quantidade mais próxima."

MsgBox texto, vbInformation, "Análise de Dados"

End Sub

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oi, Eduardo! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei do jeito que você mostrou o prompt e também trouxe o código que o Copilot gerou. Ele realmente entrega um resultado organizado, exibindo o texto no MsgBox. Isso ajuda bastante a compreender como o VBA pode automatizar a exibição de informações.

Continue praticando esses testes com prompts diferentes, porque isso aumenta a clareza na hora de pedir ao Copilot resultados mais precisos.
Dica: experimente inserir uma quebra de linha com vbCrLf em pontos estratégicos do texto, assim a leitura do MsgBox fica mais confortável.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!