Olá a todos, eu consegui fazer a solução porém houve uma particularidade que eu não consegui resolver.
Eu consigo selecionar a cor desde que eu "esfregue o mouse" na cor, se eu apenas clicar não funciona, tenho de clicar e mover o mouse pela cor para que ele selecione a cor. Alguém saberia me explicar o porquê? Estou há uma hora e não consigo entender o porquê desse comportamento.
Obrigado a todos
Desenhe obras de arte
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if ((desenha)
&&(x => xVermelho)
&&(y=>0)
&&(x< 50)
&&(y<= tamanhoQuadrados)){
corAtual = 'red';
desabilitaDesenhar();
}
// verificar se clicou na cor verde
if ((desenha)
&&(x => xVerde)
&&(x <xAzul)
&&(y =>0)
&& (y<=tamanhoQuadrados))
{
corAtual = 'green';
desabilitaDesenhar();
}
// verificar se clicou na cor Azul
if ((desenha) &&(x => xAzul)&& (x < xAzul+50) && (y =>0)&&(y<=tamanhoQuadrados)){
corAtual = 'blue';
desabilitaDesenhar();
}
if(desenha) {
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
var corAtual = 'blue';
var xVermelho = 0;
var xVerde = 50;
var xAzul = 100;
var yQuadrados = 0;
var tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
</script>