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[DESAFIO] Documentando meu 1º planejamento

Planejamento inicial de marketing digital

Cliente: Supermercado

Dores:

  1. A marca é nova no mercado e ainda não possui relevância no segmento
  2. Fica localizado dentro de um shopping center
  3. Os consumidores são passageiros, não são da casa para ir até o supermercado e sim estão passeando pelo shopping e passam ao supermercado para aproveitar a viagem, mas não costumam fazer compras do mês.
  4. Os moradores em torno do shopping não condizem com a persona do supermercado.

Objetivo: Trazer fluxo para o supermercado e fazer com que ele seja uma marca relevante para o segmento.

Metas: Aumentar em 20% o fluxo de vendas nos próximos 6 meses.

Público-alvo: Mulher, 30+, casada, com filhos. Trabalha fora de casa. Faz pilates e yoga com as amigas. Leva uma vida agitada, precisa fazer suas compras de supermercado de forma rápida e prática. Precisa de um supermercado que fique no meio do caminho dos compromissos e/ou do serviço. Por levar uma vida saudável, precisa de alimentos orgânico de boa qualidade, de preferência já lavado e/ou picados. Ela preza pelos melhores cortes de carne e pela facilidade de encontrar carnes nobres embaladas ou por conseguir pedir no balcão do açougue com um especialista no assunto e que vai lhe indicar os melhores cortes para os pratos que ela vai preparar. Suas compras mensais são sempre acompanhas pela compra de boas bebidas. Ela está acostumada a um jantar acompanhado de boas taças de vinhos, aquele espumante para os sábados a noite acompanhado da visita dos amigos ou uma cerveja especial para o churrasco de domingo.

Canais de comunicação: Instagram, Facebook e mídia externa.

Calendário editorial Para o Instagram: fortalecimento da marca e relevância por meio do número de seguidores Para o Facebook: fortalecimento da marca em diversos grupos Mídia externa: fortalecimento da marca. Estratégia: usar mídias em torno de escolas com público qualificado

Palavras-chave: Preço; Promoção, Conveniência; Localização; Mix de produtos; Atendimento;

Estratégia

  1. Inboud marketing: Criar uma comunidade entre os seguidores, fidelizando um grande público online o que aumentaria o número de seguidores e por consequência ajudaria na estratégia de aumentar a relevância da marca. Para isso, será trabalhado conteúdos de valor nas redes sociais (Instagram e Facebook) que gerem identificação com o público. Humanizar mais a marca os funcionários em primeiro plano e situações que gerem identificação.
  2. Tráfego pago: Criar anúncios de pesquisa no Google ADS e no Meta ADS. Os anúncios serão direcionados para o público que não conhece o supermercado e visita o shopping e/ou passa por ele todos os dias. O foco serão o preço e mix de produtos.

Monitoramento do resultado: O monitoramento será feito por meio dos insights do Instagram, relatórios dos anúncios e analise das vendas desde que a estratégia tá em vigência. Também, será implementado uma pesquisa online por meio do Google Forms.

1 resposta

Olá, Thaysla! Tudo bem?

Que legal ver você se aventurando no planejamento de marketing digital! Seu esboço está bem detalhado e você já identificou pontos importantes para o desenvolvimento da estratégia. Vou te dar algumas dicas que podem ajudar a refinar ainda mais o seu planejamento:

  1. Dores e Objetivos: Você já identificou bem as dores do cliente e o objetivo principal. Uma sugestão é detalhar como cada dor específica pode ser abordada para atingir o objetivo. Por exemplo, para a questão dos consumidores passageiros, você pode pensar em promoções ou eventos que incentivem compras maiores ou mais frequentes.

  2. Público-alvo: Sua descrição do público-alvo está bem rica. Considere criar personas mais detalhadas a partir desse perfil, o que pode ajudar a personalizar ainda mais suas estratégias de comunicação e conteúdo.

  3. Canais de Comunicação: Além dos canais mencionados, você poderia considerar o uso de e-mail marketing, especialmente se conseguir captar e-mails de clientes que já visitam o supermercado. Isso pode ajudar a manter um relacionamento contínuo e personalizado.

  4. Calendário Editorial: Para o Instagram e Facebook, além de focar no fortalecimento da marca, pense em como pode engajar o público com conteúdos interativos, como enquetes, lives ou vídeos curtos mostrando dicas de receitas com produtos do supermercado.

  5. Estratégia de Inbound Marketing: Humanizar a marca é uma excelente ideia. Considere também criar conteúdos que eduquem o público sobre os produtos, como dicas de saúde, receitas rápidas ou informações sobre a origem dos produtos orgânicos.

  6. Tráfego Pago: Nos anúncios, além de focar em preço e mix de produtos, experimente destacar a conveniência e a qualidade dos produtos que são mais importantes para o seu público-alvo.

  7. Monitoramento: Você comentou sobre insights e relatórios, o que é ótimo. Considere também definir KPIs (indicadores-chave de desempenho) específicos para cada canal e estratégia, para que você possa medir o sucesso de cada ação de forma mais precisa.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do fórum em sua jornada :)

Um abraço e bons estudos!

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