Planejamento inicial de marketing digital
Cliente: Supermercado
Dores:
- A marca é nova no mercado e ainda não possui relevância no segmento
- Fica localizado dentro de um shopping center
- Os consumidores são passageiros, não são da casa para ir até o supermercado e sim estão passeando pelo shopping e passam ao supermercado para aproveitar a viagem, mas não costumam fazer compras do mês.
- Os moradores em torno do shopping não condizem com a persona do supermercado.
Objetivo: Trazer fluxo para o supermercado e fazer com que ele seja uma marca relevante para o segmento.
Metas: Aumentar em 20% o fluxo de vendas nos próximos 6 meses.
Público-alvo: Mulher, 30+, casada, com filhos. Trabalha fora de casa. Faz pilates e yoga com as amigas. Leva uma vida agitada, precisa fazer suas compras de supermercado de forma rápida e prática. Precisa de um supermercado que fique no meio do caminho dos compromissos e/ou do serviço. Por levar uma vida saudável, precisa de alimentos orgânico de boa qualidade, de preferência já lavado e/ou picados. Ela preza pelos melhores cortes de carne e pela facilidade de encontrar carnes nobres embaladas ou por conseguir pedir no balcão do açougue com um especialista no assunto e que vai lhe indicar os melhores cortes para os pratos que ela vai preparar. Suas compras mensais são sempre acompanhas pela compra de boas bebidas. Ela está acostumada a um jantar acompanhado de boas taças de vinhos, aquele espumante para os sábados a noite acompanhado da visita dos amigos ou uma cerveja especial para o churrasco de domingo.
Canais de comunicação: Instagram, Facebook e mídia externa.
Calendário editorial Para o Instagram: fortalecimento da marca e relevância por meio do número de seguidores Para o Facebook: fortalecimento da marca em diversos grupos Mídia externa: fortalecimento da marca. Estratégia: usar mídias em torno de escolas com público qualificado
Palavras-chave: Preço; Promoção, Conveniência; Localização; Mix de produtos; Atendimento;
Estratégia
- Inboud marketing: Criar uma comunidade entre os seguidores, fidelizando um grande público online o que aumentaria o número de seguidores e por consequência ajudaria na estratégia de aumentar a relevância da marca. Para isso, será trabalhado conteúdos de valor nas redes sociais (Instagram e Facebook) que gerem identificação com o público. Humanizar mais a marca os funcionários em primeiro plano e situações que gerem identificação.
- Tráfego pago: Criar anúncios de pesquisa no Google ADS e no Meta ADS. Os anúncios serão direcionados para o público que não conhece o supermercado e visita o shopping e/ou passa por ele todos os dias. O foco serão o preço e mix de produtos.
Monitoramento do resultado: O monitoramento será feito por meio dos insights do Instagram, relatórios dos anúncios e analise das vendas desde que a estratégia tá em vigência. Também, será implementado uma pesquisa online por meio do Google Forms.