4
respostas

Desafio de formatação de datas

Venho com muita alegria compartilhar a resolução para esse desafio , com pesquizas que fiz no forúm ,ficou assim o código:

class Data:
    def __init__(self, dia, mes, ano):
        self.dia = dia
        self.mes = mes
        self.ano = ano

def formatada(self):
        print(f'{self.dia:02d}/{self.mes:02d}/{self.ano}')

espero ter ajudado.

4 respostas

Oii Thiago! Tudo bem contigo?

Poxa, que bacana! Ficou certinho seu código. Parabéns por isso :)

Fico muito feliz em saber que as pesquisas no fórum te ajudaram no desenvolvimento do desafio. Continue assim! ^^

Qualquer dúvida me coloco à disposição para ajudar. Bons estudos!

Obrigado Millena , mas tenho uma dúvida , no exercício foi colocado a data 21/11/2007 até aí tudo bem , então tive a idéia de testar com a data de hoje 19/08/2021 e no mes dá erro ,é como se não fosse permitido colocar um zero no mês , sei que pode parecer exigência demais , mas teria como eu resolver esse erro? Desde de já agradeço a sua atenção , bom trabalho!

Olá Thiago!

Não é exigência demais, sinta-se a vontade para perguntar sempre que quiser :)

Quando você passa o mês como sendo 08 o python não consegue reconhecer que isso é um número, isso porque, não é permitido passar números com 0 na frente em python.

Dessa forma, esse é um dos motivos que, quando fazemos o print na função formatada acrescentamos aquela formatação 02d:

def formatada(self):
        print(f'{self.dia:02d}/{self.mes:02d}/{self.ano}')

Essa formatação, é responsável por acrescentar um 0 antes de imprimir esse número inteiro na tela, mas ela não modifica essa restrição de como deve ser feito o input numérico.

Sendo assim, para que tudo funcione certinho, você deve entrar com o número sem o 0 na frente para que o python identifique que você está entrando com um número inteiro, e deixar que sua função acrescente esse 0 na formatação para você :)

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida estou por aqui ^^

Bons estudos!

Obrigado Millena me ajudou bastante , testei dessa forma e funcionou, mais um aprendizado , Python é show!