Adaptação do Desafio para o Contexto Educacional
Por ser iniciante em programação e análise de dados, tenho buscado adaptar os exemplos do curso à minha realidade profissional como gestora educacional. Essa estratégia tem me ajudado a compreender não apenas os comandos, mas também a lógica da análise de dados, tornando os conceitos mais concretos e significativos para minha aprendizagem.
Neste desafio, o objetivo era salvar DataFrames filtrados em arquivos separados para que outras equipes pudessem utilizá-los posteriormente. Para aproximar essa atividade do contexto escolar, imaginei duas situações bastante comuns na gestão pedagógica: a identificação de estudantes em recuperação e o acompanhamento de estudantes com baixa frequência.
Solução 1 – Salvar a lista de estudantes em recuperação
Supondo que já exista um DataFrame chamado:
df_recuperacao
Podemos salvá-lo da seguinte forma:
df_recuperacao.to_csv(
'alunos_recuperacao.csv',
index=False,
sep=';'
)
Interpretação
Esse comando cria um arquivo chamado:
alunos_recuperacao.csv
contendo apenas os estudantes que precisam de acompanhamento pedagógico por apresentarem desempenho abaixo do esperado.
Solução 2 – Salvar a lista de estudantes com baixa frequência
Supondo que exista um segundo DataFrame chamado:
df_frequencia
Podemos salvá-lo da seguinte forma:
df_frequencia.to_csv(
'alunos_baixa_frequencia.csv',
index=False,
sep=';'
)
Interpretação
Esse comando cria um arquivo chamado:
alunos_baixa_frequencia.csv
contendo apenas os estudantes que apresentam baixa frequência e necessitam de acompanhamento específico.
Conferindo se os arquivos foram salvos corretamente
Após o salvamento, podemos realizar a leitura dos arquivos para verificar se o processo ocorreu conforme esperado:
pd.read_csv(
'alunos_recuperacao.csv',
sep=';'
)
pd.read_csv(
'alunos_baixa_frequencia.csv',
sep=';'
)
Aprendizagem Consolidada
Este exercício permitiu compreender que o método:
to_csv()
é utilizado para salvar DataFrames em arquivos externos.
Também compreendi a função dos parâmetros:
index=False
que impede a criação de uma coluna extra contendo os índices da tabela;
e
sep=';'
que define o caractere utilizado para separar as colunas do arquivo.
No contexto educacional, esse recurso pode ser utilizado para gerar relatórios específicos para coordenação, orientação educacional, professores e equipes de acompanhamento, permitindo que cada grupo trabalhe com os dados mais relevantes para suas necessidades.