Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

@deprecated

Estou usando Visual Studio Code para seguir as aulas. Tudo estava indo muito bem até que um aviso de deprecated apareceu. Detalhe: o código funciona mesmo sendo descontinuado. Mas como atualizar, ou melhor, como buscar atualizar.

No lib.dom.d.ts do VS aparece:

/** @deprecated */
declare var event: Event | undefined;
/** @deprecated */

Pois não entendi a mensagem do VS.

4 respostas

Olá Flavio, tudo bem?

Você pode mostrar em que parte do código apareceu o erro de depreceated, para eu dar uma olhada ?

Fico no Aguardo!

Abraços e Bons Estudos :)

Eai Geovani,

Eu fui meio apressado quando apareceu o depreceated, na função quando eu adicionei o parâmetro o riscado sumiu. Mas o pedaço do código está assim agora:

var botaoAdicionar = document.querySelector("#adicionar-paciente");
botaoAdicionar.addEventListener("click", function (event) {
    event.preventDefault();

var form = document.querySelector("#form-adiciona");
    var paciente = obtemPacienteFormulario(form);

if(!validaPaciente(paciente)){
        console.log("Paciente inválido");
    }

var pacienteTr = montaTr(paciente);

var tabela = document.querySelector("#tabela-pacientes");
    tabela.appendChild(pacienteTr);
    form.reset();
});

Minha principal dúvida é, códigos descontinuados devem aparecer frequentemente, já que tem atualizações de tempos em tempos. Existe uma forma de achar isso rápido, ou é mais bagunçado, tipo a comunidade mais engajada em uma linguagem avisa em fóruns? Ou a prórpia empresa lança uma noticia?

solução!

Opa Flavio,

Então, em partes não é tão comum ter código descontinuado, quando se trata de ferramentas mais avançadas como Frameworks, ai sim é frequente, mas a linguagem normalmente tende a adicionar novas formas, mas não depreciar muitas coisas, caso contrário fica dificil para manter projetos no longo prazo

Por exemplo, o var foi descontinuado, no próximo curso será ensinado os seus substitutos:

• let: Para atribuir valores, equivale-se ao var
  • const : Para atribuir um valor um valor e se tornar algo constante

Mas mesmo assim não optaram por remover o var, inclusive no mundo javascript existem muitas ferramentas para a gente escrever com um código novo e ele fica responsável por transformar em um código com coisas mais antigas, para garantir compatibilidade com navegadores mais antigos

Agora para se antenar nas atualizações, o javascript tem um comitê que é o Ecma TC39 por onde são aprovado mudanças na linguagem, mas a maneira mais fácil de descobrir a atualização da linguagem é através de blogs, então é comum irmos vendo as mudanças de versões, por exemplo:

• ES6, ES7, ES8, ES9, ES10

E agora o ES2020

Então é comum pesquisarmos: "Mudanças com javacript ES2019" e vermos o que adicionaram de novo na linguagem

Um exemplo de algo que pesquisei recentemente: 10 Novas Features com o ES2020

Mas minha dica é ir evoluindo na base do Javascript, pois hoje em dia a maioria das mudanças é para trazer mais facilidade em coisas já existentes :)

Aqui na Alura também temos um mini curso que mostra alguma das novidades do javascript até a versão 2019

Mas a minha dica é ver as mudanças anuais, dado que a gente demora um pouco para conseguir utilizar em nossos códigos para garantir compatibilidade :)

Abraços e Bons Estudos!

Muito Obrigado Geovani. Vc tirou uma dúvida que tava me incomodando muito.