3
respostas

Denovo o mesmo problema

Olá tudo bem.

Estou tendo muitos problemas como esse a qualquer momento que eu for subir meu projeto do tomcat para o servidor...

Inclusive a solução no fórum https://cursos.alura.com.br/forum/topico-nao-roda-xml-173656 resolveu, mas dias depois voltou esse mesmo problema e tentei fazer a mesma solução do fórum antes, mas o problema ainda persiste... Por favor me ajude que estou sofrendo com esse problema toda na hora...

Ou o tomcat é tão ruim assim mesmo ? cheios de problemas que a empresa n dá atenção ? Porque estamos aprendendo tomcat no inicio do curso de spring ????

3 respostas

Olá Heberty! Tudo bem?

Então o erro que está ocorrendo é o mesmo do post que você mostrou aqui, não é?

Esse erro pode ocorrer quando temos algum processo do Tomcat sendo executado e em simultâneo tentamos executar novamente.

Isso pode ocorrer se de forma despercebida nós tentarmos iniciar o Tomcat enquanto o próprio já está rodando, ou, se o nosso Eclipse já contém uma versão do Tomcat configurada, e por algum motivo essa versão é inicializada, e nós tentamos rodar uma outra versão manualmente... podem acontecer ambos os casos.

 

Sobre a ocorrência desses erros, e o porquê de utilizarmos o Tomcat nos cursos iniciais da formação Spring:

O Tomcat segue sendo o servidor mais utilizado em aplicações Java...

Pesquisa anual da Jetbrains a respeito do ecossistema de desenvolvimento Java, mostrando o ranking dos servidores mais utilizados pelos desenvolvedores. Na primeira posição temos o Apache Tomcat, com 61%, seguido pelo Jetty com 17%, Weblogic e Wildfly com 5% cada, e demais servidores com 4% ou menos

Fonte: Pesquisa anual do ecossistema de desenvolvimento da JetBrains - 2021

Acontece que a forma como treinamos (com Servlets) o seu uso nos cursos iniciais da formação Spring, é realmente uma das formas que tendem a deixar mais possibilidade de erros com a execução do Tomcat.

É também a forma como aprendemos tudo o que ocorre por baixo dos panos em um framework como o Spring... que quando utilizado, nos facilita muito essa questão de lidar com o Tomcat. Inclusive, se utilizarmos o Spring Boot, nem temos a necessidade de nos preocupar com a instalação e execução do Tomcat, pois ele cuida de tudo isso para nós.

Ou seja, seguindo adiante na formação Spring, você entrará em contato com ferramentas que vão facilitar o uso do Tomcat, até o ponto em que não precisamos mais nos preocupar com ele, deixando totalmente nas mãos do Spring Boot.

Os problemas que ocorrem com a execução do Tomcat também são frutos de outras coisas, como o próprio Eclipse, que por vezes nos confunde com algo rodando em segundo plano, ou mais de um servidor configurado em paralelo.

O nível de complexidade das configurações de ambiente e infraestrutura dos projetos feitos com servlets são realmente maiores, ainda mais por se tratar de uma tecnologia um pouco mais antiga. Mas continua sendo muito útil aprender essa parte inicial da formação pois essa tecnologia mais antiga é o que os frameworks modernos utilizam por baixo dos panos, e existe a possibilidade de precisarmos desse conhecimento para uma implementação de mais baixo nível em uma aplicação, ou mesmo se houver a necessidade de trabalhar com sistemas legados (sistemas antigos).

Sabemos que por vezes esses problemas são desgastantes... mas vale a pena seguir adiante nos estudos e entender aos poucos porque essas coisas ocorrem e descobrir ferramentas que passam a nos ajudar com isso.

Espero ter ajudado a entender um pouco mais sobre o Tomcat, o motivo de o utilizarmos e porque temos alguns problemas como esse.

Se eu puder te ajudar em algo mais sobre o tema, é só falar! 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Ah sim, então o Tomcat é bem antigo... E o spring também é um servidor, porém mais evoluido do que o Tomcat ?

Spring é um framework mais utilizado do mundo porque ela sobe projetos para web, tipos projetos com html e css ? tudo isso feito com linguagem Java?

Olá Heberty!

O servidor Tomcat foi criado com o objetivo de suportar aplicações feitas com as tecnologias Java EE (JSP, JDBC, JSTL...), ou seja, as tecnologias que vieram antes dos frameworks que vemos na maioria dos projetos Java atuais. Podemos dizer que sim, o Tomcat tem uns bons anos de experiência com os projetos Java, e frameworks como Spring tem como base essas tecnologias.

A respeito do Spring Boot, ele não é um servidor, mas como framework ele consegue controlar um servidor para nós. Por baixo dos panos o que acontece é que o framework controla o Tomcat... continuamos utilizando o Tomcat como servidor para o projeto, mas sem nos preocupar com as configurações do servidor, já que o Spring Boot cuida disso para nós.

O Spring é utilizado para projetos web com Java, é o framework Java mais utilizado no mundo e tem uma série de ferramentas inclusas que nos possibilitam trabalhar com maior facilidade no projeto Java web, em relação às tecnologias Java EE mais antigas. O Spring Boot também é compatível com projetos Kotlin para web.

Você terá contato com essa ferramenta nos dois últimos cursos da formação Spring, que abordam o uso do Spring Boot para criar APIs REST.

Vou deixar aqui abaixo recomendações de conteúdos que abordam mais sobre o tema:

Espero ter ajudado! 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!