Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Deno >>> Node

Como faço a importação? o deno claramente não tem o npm XD

4 respostas

Você percebe que o Deno é tão melhor que o Node quando você não precisa usar npm ou criar um JSON, eu só tinha errado a extensão dos arquivos na hora de fazer o import. Mamão com açúcar. pra quem quiser evitar os erros do Node, vai de Deno que é sucesso.

C:\Users\Xavier\Documents\Development\JavaScript>deno run "index.js"
Você sacou R$: 50.
conta_corrente { agencia: 1001, _saldo: 150 }

Ailton, legal ver sua empolgação com o Deno! Eu fiquei também quando gravei o podcast sobre o assunto. To vendo que em breve vamos precisar de mais conteúdo do assunto por aqui.

solução!

Olá Ailton, tudo bem?

Que bom que tu conseguiu resolver =) vou aproveitar e deixar um comentário aqui pra ti.

Então, no Node usamos o NPM com o package.json como uma central de informações para o projeto, aí que a gente coloca dados sobre o pacote/módulo atual, dependências e etc.

No Deno, não temos essa entidade que centraliza as informações, apenas usamos o caminho completo com a extensão do arquivo (no Node, não precisamos colocar a extensão) ex:

import { Cliente } from './Cliente.js'

E o Deno também trabalha com Typescript, que é uma linguagem/superset de JavaScript, ou seja, JavaScript com várias outras funcionalidades sobre tipos de dados, classes, etc:

import { Cliente } from './Cliente.ts'

No NPM, também usamos o package.json para centralizar módulos de outras pessoas, pra facilitar nosso trabalho. No Deno, fazemos isso importando diretamente da URL:

import { Cliente } from 'https://ailton.xavier/projetos/byte-bank/Cliente.ts';

Como o Paulo comentou, tem um episódio do Hipsters.tech falando sobre o Deno & Node. É bom comentar também que o Deno trabalha com problemas diferentes do Node, mesmo que ambos tenham aparentemente, a mesma finalidade.

No site oficial do Deno, tem um manual que explica bastante coisa interessante sobre, e se você já está mexendo com Node, vai conseguir ver melhor as principais diferenças entre os dois. Apesar de estar em inglês, da pra usar com o Google Tradutor.

Fico feliz que tu esteja gostando do Deno!

Vou mergulhar no Deno, me parece bem mais simples e prático, além do mais eu to ficando bem habituado com as mensagens de erro, e são bem poucas e bem mais simples de resolver, raramente preciso recorrer ao Stackoverflow pra resolver algo, geralmente só em ler o erro fica bem explicito o problema.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software