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Deixei a criatividade fluir, array, 12 cores e uma paleta com as cores

Fiz do meu jeito, com array e 12 cores. Criei um canvas a mais pra mostrar a paleta de cores.

<style>
    * {
        margin: 0 0;
        padding: 0 0;
    }

    #canvas,
    #tintas {
        border: 3px solid darkblue;
    }
</style>
<div id="main">
    <canvas id="tintas" width="600" height="50"></canvas>
    <br>
    <canvas id="canvas" width="600" height="400"></canvas>
</div>
<script>

    let quadro = document.getElementById('canvas');
    let pincel = quadro.getContext('2d');

    let quadroPaleta = document.getElementById('tintas');
    let pincelPaleta = quadroPaleta.getContext('2d');

    let cor = ["white", "gold", "orange", "red", "darkred", "purple", "navy", "blue", "lightblue", "forestgreen", "darkgrey", "black"];
    let corIndice = 0;
    let largura = -50;

    //Cria a paleta de cores
    for (var y = 0; y < cor.length; y++) {
        function criaTinta() {
            pincelPaleta.fillStyle = cor[y];
            pincelPaleta.fillRect(largura, 0, 50, 50);
        }
        largura = largura + 50;
        criaTinta();
    }

    pincel.fillStyle = "lightgrey";
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);


    function desenhaCirculo(evento) {
        let x = evento.pageX - quadro.offsetLeft;
        let y = evento.pageY - quadro.offsetTop;
        pincel.fillStyle = cor[corIndice];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 50, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
    }

    quadro.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor() {
        corIndice++;
        if (corIndice >= cor.length) {
            corIndice = 0;
        }
        pincel.fillStyle = cor[corIndice];
        return false;
    }

    quadro.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
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Gostei bastante e resolvi fazer algumas coisas também no meu. Copiei seu array das cores que achei uma boa paleta de cores. Adicionei ao meu 3 ferramentas, uma para pintar o fundo da tela, outro para apagar a tela, e uma borracha.

<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x+2, y+2, tamanho, tamanho);
        pincel.strokeRect(x+2, y+2, tamanho, tamanho);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor; // o padrão é blue
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function pintaFundo(cor){
        var xNaoPodeLimpar = 11*tamanhoQuadrados;
        var yNaoPodeLimpar = 4*tamanhoQuadrados;

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(0, tamanhoQuadrados+3, 600-tamanhoQuadrados+1, 400);
        pincel.fillRect(xNaoPodeLimpar, yNaoPodeLimpar+3, 600, 400);
        pincel.fillStyle = "black";
        pincel.strokeRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function desenhaPaletaDeCores() {
        var x = 0

        for(i = 0; i < cor.length; i++) {
            desenhaQuadrado(x, yQuadrados, tamanhoQuadrados, cor[i]);
            x = x + 50;
        }

    }

    function desenhaFerramentas() {

        pincel.fillStyle = "DimGrey";
        pincel.fillRect(550+2, 50+2, tamanhoQuadrados, tamanhoQuadrados);
        pincel.strokeRect(550+2, 50+2, tamanhoQuadrados, tamanhoQuadrados);
        pincel.fillRect(550+2, 100+2, tamanhoQuadrados, tamanhoQuadrados);
        pincel.strokeRect(550+2, 100+2, tamanhoQuadrados, tamanhoQuadrados);
        pincel.fillRect(550+2, 150+2, tamanhoQuadrados, tamanhoQuadrados);
        pincel.strokeRect(550+2, 150+2, tamanhoQuadrados, tamanhoQuadrados);

        pincel.fillStyle = corAtual;
        pincel.fillRect(556, 157, 40, 40);
        pincel.strokeRect(556, 157, 40, 40);


        pincel.fillStyle = "black";
        pincel.font='60px calibri';
        pincel.fillText('x',562.5,90);
        pincel.font='35px calibri';
        pincel.fillText('⌫', 555,140);

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        // usando a nova função 
        if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    function podeDesenharNaArea(x, y) {

         if(x >= 0 && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados+8) {
            return false;
        } else if(x >= 11*tamanhoQuadrados-3 && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados*4+8) {
            return false;
        } else {
            return true;
        }
    }

    function quadradoSelecionado(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        selecionaCor(x, y);
        selecionaFerramenta(x, y);

    }

    function selecionaCor(x, y) {

        if (y > yQuadrados && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados) {

            var corClicada = Math.trunc(x / tamanhoQuadrados);

            corAtual = cor[corClicada];

            desenhaFerramentas()
        }
    }

    function selecionaFerramenta(x, y) {

        if (x > 11*tamanhoQuadrados && x < 12*tamanhoQuadrados) {

            var ferramentaClicada = Math.trunc(y / tamanhoQuadrados);

            if (ferramentaClicada == 1) {

                pintaFundo("lightgray");

                corDoFundo = "lightgray";

            } else if (ferramentaClicada == 2) {

                corAtual = corDoFundo;

            } else if (ferramentaClicada == 3) {

                pintaFundo(corAtual);

                corDoFundo = corAtual;

            }

        }

    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    var cor = ["white", "gold", "orange", "red", "darkred", "purple", "navy", "blue", "lightblue", "forestgreen", "darkgrey", "black"];

    var desenha = false;
    var corAtual = 'black';
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;
    var corDoFundo = "lightgray";

    desenhaPaletaDeCores();
    desenhaFerramentas();
    pintaFundo("lightgray");

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = quadradoSelecionado;

</script>

Que legal, adorei suas contribuições! Ainda sou um bebê no Javascript, então não sei fazer muita coisa, mas vou fuçando, lendo códigos de outras pessoas e documentações até sair do jeito que eu quero, kkkkk. Obrigada!

Concluí o curso, acrescentei mais ferramentas às que você tinha colocado, uma pra aumentar o raio, outra pra diminuir. Ficou bem legal, obrigada pelas contribuições, Brendow! :)

Legal, é muito bom quando nos desafiamos e conseguimos colocar em prática os nossos próprios desafios. Valeu Rebeca :)