2
respostas

Definir o que precisamos como recurso ou como parâmetro de url?

O que é melhor de ser implementado na prática? Porque ao meu ver os parâmetros de url parecem nos proporcionar mais flexibilidade para aplicações REST (pelo menos os gets, os posts,puts e deletes entendo o porque de estar no corpo da requisição).

Já vi webservices que definem por recurso e por parâmetro em alguns lugares, existe alguma forma melhor (mais escalável, flexível, fácil de implementar e outros fatores) ou tanto faz recurso ou parâmetro de url?

2 respostas

Depende muito do projeto. As vezes você precisa de autenticação no seu webservice (como um que tenho no trabalho) então não dá pra eu passar na url a senha do serviço, tem que passar via post. Nos parametros de url também tem limites de tamanho além de ser menos seguro. Não se prenda muito qual verbo é melhor que outro, procure aprender todos e quando for aplicar no dia a dia veja qual mais se encaixa no seu projeto.

vai depender de como você vai seguir o padrão rest.

vale uma leitura: https://www.infoq.com/br/articles/nivelando-sua-rest-api

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software