Eu defino as variáveis logo no começo do código e depois que eu faço as funções, tem algum problema? Gostaria de saber se é errado apesar dos meus códigos funcionarem normalmente.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu defino as variáveis logo no começo do código e depois que eu faço as funções, tem algum problema? Gostaria de saber se é errado apesar dos meus códigos funcionarem normalmente.
Boa tarde Fernanda, tudo certo?
Então, como vários aspectos da programação: depende. É difícil dizer se algo é "certo" ou "errado", pois isso depende de quais critérios você utiliza para avaliar um código. Eu vou listar algumas problemáticas que você pode encontrar, mas fica a seu critério analisar e com o tempo decidir se as consequências dessas práticas mais te ajudam ou te atrapalham. Então vamos lá:
Se você cria uma função e coloca as variáveis no topo dessa forma:
function desenhaX( posicaoEmX ){
var qualquerCoisa;
// resto da função
}Provavelmente não vai ter nenhum problema, pois nesse exemplo a variável qualquerCoisa está dentro do escopo da função e assim que o programa sair da chamada da função a variável é deletada. Criar essa variável no topo da função ou na linha antes de utilizá-la é mais uma questão de preferência ou estética.
Mas se você escreve algo desse tipo:
var qualquerCoisa;
function desenhaX( posicaoEmX ){
// resto da função
}
function desenhay( posicaoEmY ){
// resto de uma função que também pode utilizar qualquerCoisa
}Agora a variável qualquerCoisa está no escopo global, ou seja, qualquer outra função nesse código pode utilizar essa variável. Isso pode ser uma bênção ou maldição, pois é uma variável que você não precisa mais passar como parâmetro para outras funções pois ela já pode ser acessada de qualquer lugar, mas fica muito mais difícil de acompanhar o fluxo do programa e entender todas as alterações que estão sendo feitas à essa variável. Em grande parte dos projetos existe meio que um "combinado" de não se utilizar variáveis globais a menos que seja estritamente necessário, mas essa convenção pode ser quebrada sem problemas dependendo do código.
Então agora que você entende essas diferenças cabe a você decidir o que faz sentido nos seus códigos, lembrando que se você está em um projeto de programação com outras pessoas também é sempre interessante perguntar o que elas acham disso e tentar descobrir se já existe uma padronização no grupo de se utilizar ou não certos recursos.
Espero ter ajudado e bons estudos!