Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Decremento TTL - STP Switch Layer 2

Boa tarde ,

Segue uma duvida a respeito do STP :

O switch layer 2 não consegue ler o campo TTL no frame BPDUs , e devido a isso permanece em loop se nao fosse o protocolo STP. O switch layer 3 consegue ler o campo TTL do frame e decrementar o valor ?

Obrigada Bruna Rodrigues

4 respostas
solução!

Boa tarde!

Permita-me tentar te ajudar a esclarecer sua dúvida, por meio deste artigo(https://hasanmansur.com/2012/10/30/layer-3-switching/), cujos principais pontos reproduzi a seguir:

"A principal diferença entre um roteador e um switch L3 é que a comutação de pacotes em um roteador é feita em software por mecanismos baseados em microprocessador, enquanto a comutação de pacotes em um switch L3 é feita em hardware por ASICs (Application Specific Integrated Circuits).

Os switches da camada 2 funcionam bem com domínios / VLANs de tamanho razoável. O roteamento entre o domínio de broadcast / VLANs pode ser endereçado por meio de um “roteador em um bastão”. Com um switch de Camada 3, no entanto, é possível utilizar o roteamento intervlan no próprio backplane.

Os roteadores geralmente são mais lentos que os switches porque eles executam suas pesquisas no software, ao contrário dos switches em que a pesquisa é baseada em hardware. Os switches da camada 2 operam apenas no quadro MAC Ethernet.

(....).(Devido à dominância do IP), os switches da Camada 3 executam a comutação “IP” no nível do hardware e “preenchem” os outros protocolos da Camada 3 na Camada 2.

Assim, os switches da Camada 3 são roteadores com encaminhamento rápido feito em hardware. O encaminhamento de IP geralmente envolve uma pesquisa de rota, a diminuição da contagem de TTL e o recálculo da soma de verificação. O quadro é então encaminhado com o cabeçalho MAC adequado para a porta de saída necessária. Todos os três acima mencionados (Pesquisas, diminuindo o TTL, recalculando a soma de verificação) podem ser implementados no hardware. Isso efetivamente, dá-lhe o seu switch de camada 3."

Seguem abaixo outros 2 links um com discussões sobre o TTL, camada 2 e STP: https://learningnetwork.cisco.com/thread/101387

E outro sobre a comutação no Switch L3: https://documentation.meraki.com/MS/Layer_3_Switching/Layer_3_versus_Layer_2_Switch_for_VLANs

Espero ter ajudado!

Bons estudos.

Bruna Rodrigues,

quando o assunto é Camada 2 (modelo OSI) não existe TTL, este é um recurso utilizado pela camada 3. Os roteadores utilizam o TTL, como mecanismo de segurança, para evitar que o pacote fique "caminhando" sem parar na rede em casos onde estão em loop.

Na camada 2 temos algumas opções de protocolo, uma delas é o Ethernet que, pela sua forma de funcionamento, precisa da spanning tree nos cenários onde fechamos um loop para garantir uma maior disponibilidade. Existem outras opções de camada 2 como o Token Ring mas praticamente ninguém mais utiliza.

Obrigada Felipe ,

A dúvida era se na camada 3 ( ou mesmo switch later 3) ocorria a decrementacao do TTL , consegui esclarecer com sua resposta.

Bruna Rodrigues ;

Bruna,

marque o tópico como resolvido visto ter conseguido esclarecer a dúvida.