Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Debugger: definição

E aí galera

Fiquei meio perdido na aula de debug em relação à definição. A gente pode definir o debug de um código como analisar de uma maneira mais detalhada a estrutura de dados ali presente em busca de erros?

1 resposta
solução!

Sim, Pedro. "Depuração (em inglês: debugging, debug) é o processo de encontrar e reduzir defeitos num aplicativo de software ou mesmo em hardware. Erros de software incluem aqueles que previnem o programa de ser executado e aqueles que produzem um resultado inesperado". Você pode criar um app e não testar todas as possibilidades e um erro inesperado acontecer porque o programa pegou caminhos que você não tinha previsto.

Presencio isso no meu trabalho na Caixa Econômica. Um dos sistemas, SIAPX (que trata os contratos de empréstimos consignados) apresenta vários bugs (quase 1 bug diferente por dia). Uma vez um colega questionou uma área superior e foi informado que faltava parametrização sistêmica. Na época não entendemos nada o que era isso.

Agora que estou aprendendo, consigo entender o que ela disse: o sistema não foi programado para lidar com aquelas situações e pega caminhos não parametrizados. É como se faltasse os "elses" e ele não soubesse o que fazer. Um debug ajudaria nessas sistuações. Mas, numa empresa com o porte e complexidade de produtos e serviços como a Caixa, a TI deve ser um emaranhado de centenas de interfaces tentando interagir... e bugando em muitas dessas tentativas.