1
resposta

Data Transfer Object

Boa noite Daniel, primeiramente quero parabeniza-lo pela excelente didatica. Eu percebi que vc percebeu o padrao de projeto Data Transfer Object, e confesso que fiquei um pouco confuso em relação ao Data Access Object. Poderia me explicar se no caso da Web API que criamos no curso é necessario somente o DTO e não o DAO? Outra duvida é, qual a diferença entre o DTO e o DAO?

1 resposta

Opa, Flávio.

Para explicar de forma simples: os DTO's não são nada mais que objetos básicos, sem comportamentos nem regras de negócio, que guardam valores para serem trafegados de um lado para o outro, numa passagem de parâmetro, retorno, etc., dentro da sua API ou sistema. O nome já entrega: Objeto de Transferência de Dados.

Já o DAO é um padrão usado para acesso a dados. Com ele, você faz a comunicação com o banco para buscar, atualizar ou inserir registros. Um outro padrão bastante usado para isso é o Repository.

Se quiser mais detalhes, dá uma olhada nesses artigos:

DTO Wiki

Criar DTOs (objetos de transferência de dados)

Diferença entre DAO e Repository

DAO ou Repository, qual usar?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software