Quando se deve usar esse padrão de classes DAO pra acessar o banco? estou desenvolvendo em Java faz pouco tempo e optei por jpa repository, pra mim está sendo um pouco menos verboso...
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Quando se deve usar esse padrão de classes DAO pra acessar o banco? estou desenvolvendo em Java faz pouco tempo e optei por jpa repository, pra mim está sendo um pouco menos verboso...
Olá, Hugo! Tudo bem?
O padrão DAO (Data Access Object) é uma boa opção quando se deseja separar a lógica de acesso a dados da lógica de negócios da aplicação. Isso permite que as classes que lidam com a lógica de negócios sejam mais simples e focadas em seu propósito principal, enquanto as classes DAO ficam responsáveis por realizar as operações de CRUD (Create, Read, Update, Delete) no banco de dados.
O uso do JPA Repository pode ser uma opção mais simples e menos verbosa, como você mencionou. No entanto, é importante lembrar que o JPA Repository é uma implementação do padrão DAO, então você ainda está seguindo um padrão de projeto.
A escolha entre o uso do DAO ou do JPA Repository pode depender do tamanho e complexidade do projeto, bem como das preferências da equipe de desenvolvimento. Em projetos menores e mais simples, o JPA Repository pode ser suficiente. Já em projetos maiores e mais complexos, o uso do DAO pode tornar o código mais organizado e fácil de manter.
Espero ter ajudado e bons estudos!