Quando se deve usar esse padrão de classes DAO pra acessar o banco? estou desenvolvendo em Java faz pouco tempo e optei por jpa repository, pra mim está sendo um pouco menos verboso...
Quando se deve usar esse padrão de classes DAO pra acessar o banco? estou desenvolvendo em Java faz pouco tempo e optei por jpa repository, pra mim está sendo um pouco menos verboso...
Olá, Hugo! Tudo bem?
O padrão DAO (Data Access Object) é uma boa opção quando se deseja separar a lógica de acesso a dados da lógica de negócios da aplicação. Isso permite que as classes que lidam com a lógica de negócios sejam mais simples e focadas em seu propósito principal, enquanto as classes DAO ficam responsáveis por realizar as operações de CRUD (Create, Read, Update, Delete) no banco de dados.
O uso do JPA Repository pode ser uma opção mais simples e menos verbosa, como você mencionou. No entanto, é importante lembrar que o JPA Repository é uma implementação do padrão DAO, então você ainda está seguindo um padrão de projeto.
A escolha entre o uso do DAO ou do JPA Repository pode depender do tamanho e complexidade do projeto, bem como das preferências da equipe de desenvolvimento. Em projetos menores e mais simples, o JPA Repository pode ser suficiente. Já em projetos maiores e mais complexos, o uso do DAO pode tornar o código mais organizado e fácil de manter.
Espero ter ajudado e bons estudos!