Bem depois de implementado o código resolvi fazer com que o usuário pudesse escolher a dificuldade do jogo e implementei o seguinte:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
var xAleatorio;
var yAleatorio;
// Tutorial: Explicando como o jogo funciona.
alert("O jogo funciona da seguinte forma: Um alvo irá ficar flutuando em sua tela, para você acerta o jogo deve cliclar com o botão direito do mouse no centro do alvo! Boa sorte! ");
//variáveis para teste de níveis. Elas devem ser declaradas se não o if não irá funcionar.
var easy = 'facil';
var medium = 'medio'
var hard = 'dificil';
// Criando níveis de dificuldade: Aqui peço ao usuário que diga qual o nível de dificuldade deseja.
function escolheNivel(){
dificuldade = prompt("Qual o Nível você deseja: facil, medio ou dificil");
return(dificuldade);
}
// Chamo a função escolheNivel.
escolheNivel();
// Criei uma condição que obriga o usuário a digitar corretamente.
if(dificuldade == easy || dificuldade == medium || dificuldade == hard){
alert('Comece o Jogo! ');
} else {
alert('você digitou errado, deve ser tudo minúsculo e sem acento, digite novamente: ');
escolheNivel();
}
// Criando um if para fazer com que a dificuldade seja alterada de acordo com a vontade do jogador.
if(dificuldade == easy ){
var nivelDificuldade = 1000;
} else if(dificuldade == medium){
var nivelDificuldade = 750;
} else if(dificuldade == hard){
var nivelDificuldade = 500;
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor){
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0,2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela(){
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function desenhaAlvo(x, y){
desenhaCirculo(x, y, raio + 20, 'red');
desenhaCirculo(x, y, raio + 10, 'white');
desenhaCirculo(x, y, raio, 'red');
}
function sorteiaPosicao(maximo){
return Math.floor(Math.random() * maximo);
}
function atualizaTela(){
limpaTela();
xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}
setInterval(atualizaTela, nivelDificuldade);
function dispara(evento){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if((x > xAleatorio - raio) && (x < xAleatorio + raio) && (y > yAleatorio - raio) && (y < yAleatorio + raio)){
alert('acertou!');
}
}
tela.onclick = dispara;
</script>
Eu gostei do resultado, mais queria melhorar esse trecho:
if(dificuldade == easy || dificuldade == medium || dificuldade == hard){
alert('Comece o Jogo! ');
} else {
alert('você digitou errado, deve ser tudo minúsculo e sem acento, digite novamente: ');
escolheNivel();
}
Pois se alguém erra mais de duas vezes consecutiva o jogo inicia em alta velocidade.