Bom dia! Gostaria de saber como uso o CSS para deixa uma pagina marcada enquanto eu estiver nela. Ex.: Estou na pagina de produtos e o texto ficar com uma cor diferente para poder indicar que estou nela. Como faço?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia! Gostaria de saber como uso o CSS para deixa uma pagina marcada enquanto eu estiver nela. Ex.: Estou na pagina de produtos e o texto ficar com uma cor diferente para poder indicar que estou nela. Como faço?
Olá Hugo, tudo bem?
Podemos construir esse efeito por meio do pseudo elemento ::after.
Explicarei o passo a passo a seguir!
Primeiramente, iremos até o menu de navegação do arquivo produtos.html e adicionaremos no elemento âncora referente a página de produto, uma classe que nomeei como "pagina-atual".
<nav>
<ul>
<li><a href="index.html">Home</a></li>
<li><a class="pagina-atual" href="produtos.html">Produtos</a></li>
<li><a href="contato.html">Contato</a></li>
</ul>
</nav>
Agora iremos estilizar!
A palavra after, do português, significa depois ou após. Dessa forma, o elemento que será criado irá sobrescrever o elemento padrão, carregando um estilo que indica que estamos na página atual, após esse elemento padrão ser clicado.
Parte2.1
Primeiramente, o pseudo elemento que estamos criando é um elemento de texto, ou seja, de conteúdo. Sendo assim, utilizaremos a propriedade content, passando dentro das strings o conteúdo de texto. Esse conteúdo deverá ser idêntico ao conteúdo de texto do elemento padrão, ou seja, "CONTATO".
.pagina-atual::after {
content:'CONTATO';
}
Parte2.2
Iremos setar a classe .pagina-atual para que tenha um posicionamento relativo e a .pagina-atual::after para que tenha um posicionamento absoluto, dessa forma, quando posicionarmos o pseudo elemento, a sua referência de deslocamento inicial será o posicionamento do elemento padrão.
.pagina-atual {
position: relative;
}
position: absolute;
}
Caso não tenha ficado claro a dinâmica do position, recomendo você dar uma olhada no tópico que respondi aqui onde explico mais detalhadamente.
Parte2.3
Para que pseudo elemento fique exatamente em cima do elemento padrão a fim de sobrescrevê-lo, iremos adicionar o right: 0 .
.pagina-atual {
}
right: 0;
}
Parte2.4
Por fim, adicionaremos a cor ao texto que indicará que essa é a página atual.
.pagina-atual {
}
right: 0;
color: #C78C19;
}
Essa lógica pode ser utilizada para as demais páginas do projeto.
Caso queira ler mais sobre o pseudo elemento ::after, segue a documentação para consulta.
Espero ter ajudado, em caso de dúvidas fique a vontade para perguntar. Abraços!
Tudo certo e com você?
Obrigado! Ajudou muito.
Eu posso usar isso também quando estiver com botão?