Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

CSS em texto linkado.

Bom dia! Gostaria de saber como uso o CSS para deixa uma pagina marcada enquanto eu estiver nela. Ex.: Estou na pagina de produtos e o texto ficar com uma cor diferente para poder indicar que estou nela. Como faço?

2 respostas
solução!

Olá Hugo, tudo bem?

Podemos construir esse efeito por meio do pseudo elemento ::after.

Explicarei o passo a passo a seguir!

Parte 1


Primeiramente, iremos até o menu de navegação do arquivo produtos.html e adicionaremos no elemento âncora referente a página de produto, uma classe que nomeei como "pagina-atual".

                <nav>
                    <ul>
                        <li><a href="index.html">Home</a></li>
                        <li><a class="pagina-atual" href="produtos.html">Produtos</a></li>
                        <li><a href="contato.html">Contato</a></li>
                    </ul>
                </nav> 

Parte 2


Agora iremos estilizar!

A palavra after, do português, significa depois ou após. Dessa forma, o elemento que será criado irá sobrescrever o elemento padrão, carregando um estilo que indica que estamos na página atual, após esse elemento padrão ser clicado.

Parte2.1

Primeiramente, o pseudo elemento que estamos criando é um elemento de texto, ou seja, de conteúdo. Sendo assim, utilizaremos a propriedade content, passando dentro das strings o conteúdo de texto. Esse conteúdo deverá ser idêntico ao conteúdo de texto do elemento padrão, ou seja, "CONTATO".

.pagina-atual::after {
    content:'CONTATO';
}

Parte2.2

Iremos setar a classe .pagina-atual para que tenha um posicionamento relativo e a .pagina-atual::after para que tenha um posicionamento absoluto, dessa forma, quando posicionarmos o pseudo elemento, a sua referência de deslocamento inicial será o posicionamento do elemento padrão.

.pagina-atual {
    position: relative;
}
.pagina-atual::after {

    content:'CONTATO';
    position: absolute;
}

menu de navegação do projeto, com o pseudo elemento CONTATO ao lado direito do item da lista CONTATO

Caso não tenha ficado claro a dinâmica do position, recomendo você dar uma olhada no tópico que respondi aqui onde explico mais detalhadamente.

Parte2.3

Para que pseudo elemento fique exatamente em cima do elemento padrão a fim de sobrescrevê-lo, iremos adicionar o right: 0 .

.pagina-atual {
    position: relative;
}
.pagina-atual::after {
    content:'CONTATO';
    position: absolute;
    right: 0;
}

pseudo elemento CONTATO encima do elemento CONTATO no menu de navegação

Parte2.4

Por fim, adicionaremos a cor ao texto que indicará que essa é a página atual.

.pagina-atual {
    position: relative;
}
.pagina-atual::after {
    content:'CONTATO';
    position: absolute;
    right: 0;
    color: #C78C19;
}

pseudo elemento CONTATO destacado com a cor laranja

Essa lógica pode ser utilizada para as demais páginas do projeto.

Caso queira ler mais sobre o pseudo elemento ::after, segue a documentação para consulta.

Espero ter ajudado, em caso de dúvidas fique a vontade para perguntar. Abraços!

Tudo certo e com você?

Obrigado! Ajudou muito.

Eu posso usar isso também quando estiver com botão?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software