1
resposta

Criptografia para Response

Eu entendi a importância da criptografia para circular informações seguras em um ambiente inseguro. No entanto, ao caminhar pelo curso, vimos que a transferência de dados basicamente se da pelo par Request and Response.

A minha criptografia atua apenas no Head da Request ou também atua na Resposta que o servido envia? Faz sentido eu me preocupar com a segurança dessa resposta? Se sim, como acontece essa criptografia, visto que o navegador não teria acesso a essa chave privada (comunicação assimétrica)?

1 resposta

Fala ai André, tudo bem? Vamos lá:

A minha criptografia atua apenas no Head da Request ou também atua na Resposta que o servido envia?

Quando usamos HTTPS a criptografia é realizada tanto na requisição quanto na resposta, também é feita na URL e body da requisição.

A única coisa que não é criptografada é o domínio.

Faz sentido eu me preocupar com a segurança dessa resposta?

Com certeza, tanto o body da requisição quanto da resposta são importantíssimos, na parte de requisição é onde enviamos as informações e na parta de resposta é o que nosso sistema conhece de informação (algo que não deveria vazar tão facilmente, podendo ser até informações sensíveis).

Se sim, como acontece essa criptografia, visto que o navegador não teria acesso a essa chave privada (comunicação assimétrica)?

Basicamente a criptografia é feita através de chaves públicas e privadas.

Quando o navegador conecta em algum servidor HTTPS em um primeiro momento é feito um handshake, ou seja, o servidor responde com o certificado dele, o navegador verifica se o certificado é válido.

Uma vez que o handshake está completo e válido, todas as requisições serão criptografadas.

O navegador gera uma chave privada randômica em tempo de execução, usa a chave pública do servidor e criptografa as informações.

Agora, somente a chave privada do servidor vai conseguir descripografá-las.

Claro que de uma simplista, na realidade o que acontece é muito mais complexo do que isso.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software