Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Criar Scratch com o TIC-80

Estou trabalhando no meu TCC e penso em fazer um jogo RPG utilizando blocos igual o Scratch. A ideia do jogo é que inicialmente ensine o jogador a programar usando blocos, igual o scratch, e que depois vire algo mais voltado para o RPG. Tentando resumir, um scratch inicialmente que vira um To The Moon(Jogo) depois da fase dos blocos. Será que consigo fazer isso? Usar javascript, criando o jogo na web, é melhor? Unity é uma opção?

Como deu para perceber, estou perdido.

1 resposta
solução!

Olá Leonardo,

As duas opções são válidas nesse caso. Aí vai depender do quão confortável você está para utilizar o Javascript (e as bibliotecas relacionadas a desenvolvimento de jogos) ou o C# na Unity.

Se você já tem uma boa experiência com programação de jogos é só mergulhar em uma dessas tecnologias e primeiro aprender as ferramentas para então fazer o jogo. O grande desafio vai ser construir um interpretador da sua linguagem de blocos dentro do seu jogo.

Se você ainda não tem muita experiência com desenvolvimento de jogos, eu recomendo que você faça alguns jogos mais simples ou até mesmo tente recriar alguns jogos clássicos famosos. A ideia é ir enfrentando os problemas que costumam aparecer de uma forma mais gradual para não desmotivar. Se você tenta fazer um jogo muito complexo como seu primeiro projeto, você vai encontrar todos os problemas de uma só vez e isso pode dar a impressão de que a barreira para fazer um jogo é muito grande.

O TIC-80 é uma ótima ferramenta de aprendizado e ajuda bastante para entender os fundamentos básicos de qualquer jogo. Fazer alguns pequenos jogos nele já vai te dar uma boa base para mudar de ferramenta e conseguir seguir adiante nesse caminho.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software