Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Criar controle UNITY

Olá Henrique, boa tarde!

Como faço para movimentar o objeto para cima e para baixo pelo comando configurado do Unity? Tem como eu criar um controle no "edit" - "projecting settings" - "input".

4 respostas

Oi, Bruno, tudo bom?

Não entendi muito bem o que você tá querendo fazer. É usar um controle tipo um gamepad pra controlar seu jogo?

Olá Henrique, beleza?

Não seria isto no momento.

Para movimentar no eixo horizontal existe o "Input.GetAxis("Horizontal")", para movimentar para frente e para trás existe Input.GetAxis("Vertical"). E para movimentar para cima e para baixo/no último eixo? como se o personagem tivesse voando.

Existe 3 eixos (x,y,z). Na aula foi apresentado input.getaxis para eixos x e z. Como faço para aplicar movimento no eixo y através do input.getaxis? Já existe no unity um comando para aplicar este movimento assim como existe para o eixo "horizontal" e "vertical"?

Grato! Bruno

solução!

Ah tá! Então na verdade você pode usar os mesmos eixos se quiser se movimentar com a mesma tecla.

Vamos supor que você quando segura Espaço quer fazer a Seta para cima e a Seta para baixo movimentar em Y você pode só colocar o "Vertical" no eixo Y do Vector3.

Agora se quiser que outras teclas funcionem você pode ir em Editor > Project Settings > Input e criar um novo eixo dando um novo nome. Pode fazer ele igualzinho o Vertical e Horizontal mas com teclas novas e um nome diferente.

Ok! muito obrigado!

Consegui duplicar um "array duplicate element" no Editor > Project Settings > Input e inseri outras teclas para mover para cima e para baixo. E declarei este "controle" no eixoy do vector3.

Valeu! Bruno

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software