Fiz o código e ficou bem parecido com o do instrutor
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
document.querySelector("canvas").style.backgroundColor = "grey";
tela.style.margin = -tela.offsetLeft;
//fazemos isso, pois há uma pequena distancia entre a borda da pagina com o CANVAS, e isso iria trazer o ponto de CLIQUE errado em relação ao CANVAS
function fazerCirculo(evento){ //chamaremos está função ao CLICAR, e este evento gera um "PARAMETRO" para a função
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft; //para pegarmos a posição do clique usamos as informações do EVENTO(pageX, pageY)
var y = evento.pageY - tela.offsetTop; // .offset = distância do elemento para elemento pai mais próximo. podemos usar TOP,LEFT.
//fazemos isso, pois há uma pequena distancia entre a borda da pagina e o CANVAS, fazendo com que o PONTO do clique seja retornado com o posicionamento apenas dentro do canvas
console.log(x + "," + y);//mostra os pontos X,Y do clique, no console
//criação do circulo ao CLICAR
pincel.fillStyle = cores[corGlobal];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x,y,10,0,2*3.14);
pincel.fill();
}
tela.onclick = fazerCirculo; //chamamos a função ao Clicar na TELA(canvas)
//trocar de cor a bolinha
var cores = ["red","blue","green"];
var corGlobal = 0;
function torcarCor(){
corGlobal++;
if(corGlobal >= cores.length){
corGlobal = 0;
}
return false; //aqui este retorno, para evitar que abra a CAIXA de opções convencional do BROWSER ao clicar com botao direito
}
tela.oncontextmenu = torcarCor; //oncontextmenu = é o evento de CLIQUE com o botão DIREITO
</script>