1
resposta

crbug/1173575, non-JS module files deprecated.

A partir do capítulo 7, com as modificações do babel, não consigo mais rodar a aplicação.

O chrome fica dando o erro "crbug/1173575, non-JS module files deprecated."

No firefox dá "Não foi possível conectar. O Firefox não conseguiu estabelecer uma conexão com o servidor localhost:3000."

O "npm run watch" não sobe o servidor?

Alguma dica?

Usando node v14.19.3.

1 resposta

Oi Cássio, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

O erro "crbug/1173575, non-JS module files deprecated" geralmente ocorre quando o navegador tenta importar um módulo JavaScript que não é um arquivo .js, como um arquivo .css ou .png, por exemplo. Isso pode acontecer quando usamos o recurso de importação de módulos do ES6 em um arquivo que contém outras importações não relacionadas a JavaScript.

Uma das causas desse erro pode ser a falta de transpilação de código JavaScript usando o Babel. Certifique-se de que as dependências do Babel estejam instaladas e que seu arquivo de configuração esteja definido corretamente.

Além disso, verifique se as importações em seu código estão corretas e se não há arquivos não JavaScript sendo importados. Isso pode ser feito usando o recurso de importação dinâmica do JavaScript, como o seguinte exemplo:

import("./module.js")
  .then(module => {
    // utilize o module aqui
  })
  .catch(err => {
    // tratamento de erro
  });

Com relação ao erro "Não foi possível conectar. O Firefox não conseguiu estabelecer uma conexão com o servidor localhost:3000", pode ser que o servidor não esteja sendo executado corretamente ou que a porta 3000 esteja sendo usada por outro aplicativo. Tente mudar a porta do servidor ou verificar se há outros aplicativos em execução que possam estar usando a porta 3000.

Por fim, em relação ao "npm run watch" não estar subindo o servidor, verifique se o script de "watch" está definido corretamente em seu arquivo package.json e se todas as dependências necessárias para executar o servidor estão instaladas. Um exemplo de script "watch" pode ser o seguinte:

{
  "scripts": {
    "watch": "nodemon server.js"
  }
}

Espero que essas dicas possam ajudá-lo a resolver os problemas que você está enfrentando em sua aplicação.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software