2
respostas

CORTES SECOS COM PULO NA IMAGEM

Certo, entendi, mas esses cortes secos quando "juntados" dão um pulo na imagem muito feio, como amenizar isso? Eu uso um flash ou mesmo uma fusão de um ou dois frames, teria outra solução?

Outro problema dessa "picotagem" de respiros e frases, além dos pulos na imagem, ora com a mão de um jeito ora de outro, existe também a entonação do texto, as vezes ele está terminando uma frase (para baixo) e se for cortar e colar outra (para cima) fica totalmente destoada a narrativa na questão de entonação, ou seja, o ideal é gravar num plano sequência sem erros, o que demanda um roteiro (texto perfeito já revisado) e pontos de corte pré estabelecidos, ou seja, um roteiro bem minunciado. Teria alguma solução mais prática para esses problemas?

2 respostas

Duplicado ;(

Fala Lucas, tudo bem?

A primeira questão depende do ponto de recorte do vídeo. Com prática conseguimos encontrar pontos de recortes que podem ser combinados de forma harmoniosa.

A segunda questão, na verdade, depende de alguns fatores. Um roteiro muito minucioso pode mais atrapalhar do que ajudar.

Imagine uma pessoa decorando minuciosamente um roteiro de duas paginas para falar diante de uma câmera. Além de ser trabalho moroso, isso vai levar tempo e tentativas até chegar num trabalho com resultado legal, se chegar.

Quando temos um texto grande que precisa ter essa precisão, usamos o tele-prompter mas ainda assim, se a pessoa não tiver experiência, vai parecer que ela está lendo.

Eu diria que a alternativa mais viavel é que a pessoa trabalhe com um roteiro mais solto. Na produção do vídeo essa pessoa deve ser orientada a parar e respirar quando errar, fazer pausas que possam ser editadas, se manter olhando para a camera quando terminar e etc. Assim você chega num resultado mais natural com menos esforço.

Espero ter ajudado. Bons estudos!