3
respostas

Correção: n1.data não alteraria mesmo que não estivesse congelada

Uma correção a ser feita nesse vídeo. Para demonstrar no início do vídeo que a data não pode ser alterada por referência, atribuindo outra data com dia 11, ele usa "n1.data", que é um getter e, por definição, não pode ser alterada de qualquer forma, independente de estar ou não congelada.

3 respostas

Fala ai Reinaldo, tudo bem? Na verdade ele via conseguir alterar a data, pois o getter vai devolver uma data que é um objeto onde possuí uma referência na memória.

Sendo assim, quando devolvemos o objeto em si, é possível fazer o setDate que irá alterar a data do objeto que está referenciado em um endereço de memória.

Espero ter ajudado.

Sim, ele não iria conseguir alterar via atribuição no getter (n1.data = amanha), mas poderia com o setDate().

Opa, Reinaldo! Como vai?

Realmente, vc tem razão! Contudo, como o foco da aula em questão é mostrar a possibilidade de alterar a data através do setDate() esse detalhe que vc comentou não se mostra tão relevante assim. Até pq mesmo que ele tivesse implementado o setter ainda assim a alteração não teria sido efetuada resultando no mesmo comportamento visto em aula.

Ainda assim, agradeço a sua colaboração! É com participações como essa sua que fazemos da Alura uma plataforma cada vez melhor! Continue assim!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software