Quando minha bolinha bate nas raquetes o valor da coordenada x da bolinha não coincide com o valor da coordenada x das raquetes e quando a bolinha chega na coordenada x < x declarado o ponto não está contando
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Quando minha bolinha bate nas raquetes o valor da coordenada x da bolinha não coincide com o valor da coordenada x das raquetes e quando a bolinha chega na coordenada x < x declarado o ponto não está contando
Olá Nathan, como vai?
Sem ver o código do seu projeto não consigo saber com certeza o que está ocorrendo, mas acredito que essa divergência de posicionamento possa estar ocorrendo por conta do posicionamento dos atores na hora de desenhar.
No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esse bug pode ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro, mas vou te mostrar como resolver.
+, da bolinha e da área de desenho, se encontrem.Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo.
Depois de fazer a centralização dos atores você vai precisar reposicionar os valores de x e y da bolinha e das raquetes pra que eles possam se referenciar à nova posição.
Se você fizer essas alterações e ainda não funcionar como o esperado vou precisar que me mande aqui o link do seu projeto aqui pra gente conseguir ver o que está acontecendo. Para habilitar o compartilhamento do seu jogo é só, com seu projeto aberto, ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.
Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum pra gente conseguir te ajudar melhor, beleza?
Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida fique a vontade para mandar aqui no fórum. Bons estudos =)
Olá Jeniffer, eu fiz o que vc sugeriu e deu certo. Mas surgiram novos problemas. Por algum motivo eu coloquei q a raquete oponente deve ir para a coordenada x = 225 mas ela esta travada em 220 e qnd a minha bolinha está tocando na borda está sendo adicionado dois pontos ao placar a cada toque. Segue o link do projeto: https://scratch.mit.edu/projects/559271697
Olá Nathan, vamos precisar fazer algumas alterações pra resolver esses probleminhas, beleza?
1 - Ajuste no formato da bolinha
Pra funcionar mais corretamente no jogo a bolinha precisa ser completamente redonda e a do seu projeto ficou um pouco oval, por isso pode estar dando alguns erros. Pra resolver isso vamos precisar excluir a que está lá e criar uma nova seguindo os passos abaixo:
2 - Posicionamento da raquete do oponente
A raquete do oponente acabou ficando travada em 200 pois faltou alterar a posição no segundo bloco de código. Fazendo a alteração dos dois para 225 ela passa a ficar no local que você definiu, ficaria assim:
3 - Corrigindo a pontuação
Aqui vamos precisar alterar duas coisas para resolver a pontuação.
mude pontuação para 0 pra que toda vez que o jogo for reiniciado a contagem de pontos também seja. Vai ficar assim:
se para verificar quando a bolinha chega na distância determinada, porém esse comando verifica sempre que a bolinha passa pelo espaço, por exemplo, sempre que a bolinha estiver em uma área que o x seja menor que -225 o jogo vai ficar computando pontos para o rival. Para solucionar isso precisamos trocar o controle para o espere até que, desse jeito o jogo só vai computar pontos quando a bolinha chegar na área esperada. Ficaria assim:
Pronto, fazendo essas alterações seu jogo vai funcionar como o esperado e vai ficar ainda mais legal!
Testa aí e depois me conta se deu certo. =)
Eu fiz essas alterações, a reinicialização do placar deu certo, realmete e qnd a bolinha está certando a borda só está sendo adicionado um ponto. O problema é que as vezes, a bolinha passa direto pela raquete e tbm tem casos onde ela rela na borda e os ponto não são somados https://scratch.mit.edu/projects/559271697 O link do projeto reeditado
Que legal Nathan! Ficou muito bacana seu jogo com as alterações! Vamos resolver o que aconteceu agora.
1 - Melhorando a precisão da bolinha
As vezes acontece de o jogo não identificar alguns pontos, mas podemos reduzir a chance disso acontecer tirando o contorno da bolinha, isso fará com que a identificação de pontos fique mais precisa. Para isso vamos selecionar a bolinha, ir na aba Fantasias selecionar o ícone Contornar e a opção de remover contorno.
2 - Ajustando a identificação de pontos
Aqui vamos precisar ajustar 3 coisas pra melhorar o comportamento do jogo:
Primeiro precisamos separar os dois blocos de código de pontuação, você fez os dois juntos num mesmo bloco e isso pode causar uma dificuldade de identificação dos pontos pelo Scratch, por isso em alguns momentos a bolinha passava pela raquete mas não era contabilizado nenhum ponto.
Outro motivo pra contagem de pontos estar com alguns bugs é que o valor de x pra identificar a pontuação está muito em cima da borda, podemos resolver isso alterando os valores para -221 e 221. Esses valores você pode personalizar se quiser, é só testar arrastando a bolinha pra perto da borda e trocar nos códigos, beleza?
Com essas alterações você vai perceber que as vezes o jogo conta mais de um ponto, pra resolver isso vamos inserir o código de controle espere 1 seg, isso vai fazer com que o jogo espere 1 segundo antes de contar um novo ponto, resolvendo o bug.
Depois de fazer essas três alterações o código ficará assim:
3 - Ajustando a defesa do oponente
Pra finalizar, percebi que o oponente nunca acerta a bolinha, isso faz com que a gente sempre ganhe. Para resolver isso precisamos alterar o valor da variável posição y da bolinha. Aqui eu coloquei o valor de 35 porque testei e achei que funcionou legal, mas você pode ir trocando os valores e testando pra ver qual você gosta mais, sendo que quanto maior o valor, menor a chance de o oponente acertar a bolinha. Ficou assim:
Pronto, fazendo esses ajustes vai resolver esses bugs que estavam aparecendo. Testa aí e qualquer coisa é só me falar.
=)
Fiz os ajustes que você sugeriu, Jennifer e funcionou perfeitamente!!! Mto obrigado pelo seu tempo e atenção!!!!