Arquivo mapa.c:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include "mapa.h"
void copiamapa(MAPA* destino, MAPA* origem) {
destino->linhas = origem->linhas;
destino->colunas = origem->colunas;
alocamapa(destino);
for(int i = 0; i < origem->linhas; i++) {
strcpy(destino->matriz[i], origem->matriz[i]);
}
}
void andanomapa(MAPA* m, int xorigem, int yorigem, int xdestino, int ydestino) {
char personagem = m->matriz[xorigem][yorigem];
m->matriz[xdestino][ydestino] = personagem;
m->matriz[xorigem][yorigem] = VAZIO;
}
int ehvalida(MAPA* m, int x, int y) {
if(x >= m->linhas)
return 0;
if(y >= m->colunas)
return 0;
return 1;
}
int ehvazia(MAPA* m, int x, int y) {
return m->matriz[x][y] == VAZIO;
}
int encontramapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c) {
// acha a posição do foge foge
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
for(int j = 0; j < m->colunas; j++) {
if(m->matriz[i][j] == c) {
p->x = i;
p->y = j;
return 1;
}
}
}
return 0;
}
int ehparede(MAPA* m, int x, int y) {
return m->matriz[x][y] == PAREDE_VERTICAL ||
m->matriz[x][y] == PAREDE_HORIZONTAL;
}
int ehpersonagem(MAPA* m, char personagem, int x, int y) {
return m->matriz[x][y] == personagem;
}
int podeandar(MAPA* m, char personagem, int x, int y) {
return
ehvalida(m, x, y) && !ehparede(m, x, y) && !ehpersonagem(m, personagem, x, y);
}
void liberamapa(MAPA* m) {
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
free(m->matriz[i]);
}
free(m->matriz);
}
void alocamapa(MAPA* m) {
m->matriz = malloc(sizeof(char*) * m->linhas);
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
m->matriz[i] = malloc(sizeof(char) * (m->colunas + 1));
}
}
void lemapa(MAPA* m) {
FILE* f;
f = fopen("mapas.txt", "r");
if(f == 0) {
printf("Erro na leitura do mapa\n");
exit(1);
}
fscanf(f, "%d %d", &(m->linhas), &(m->colunas));
alocamapa(m);
for(int i = 0; i < 5; i++) {
fscanf(f, "%s", m->matriz[i]);
}
fclose(f);
}
void imprimemapa(MAPA* m) {
for(int i = 0; i < 5; i++) {
printf("%s\n", m->matriz[i]);
}
}
Arquivo mapa.h:
#define HEROI '@'
#define VAZIO '.'
#define PAREDE_VERTICAL '|'
#define PAREDE_HORIZONTAL '-'
#define FANTASMA 'F'
struct mapa {
char** matriz;
int linhas;
int colunas;
};
typedef struct mapa MAPA;
struct posicao {
int x;
int y;
};
typedef struct posicao POSICAO;
void liberamapa(MAPA* m);
void lemapa(MAPA* m);
void alocamapa(MAPA* m);
void imprimemapa(MAPA* m);
int encontramapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c, int x);
int ehvalida(MAPA* m, int x, int y);
int ehvazia(MAPA* m, int x, int y);
void andanomapa(MAPA* m, int xorigem, int yorigem, int xdestino, int ydestino);
void copiamapa(MAPA* destino, MAPA* origem);
int podeandar(MAPA* m, char personagem, int x, int y);
int ehparede(MAPA* m, int x, int y);
int ehpersonagem(MAPA* m, char personagem, int x, int y);