Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Continuando o jogo

fogefoge.c

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>
#include "fogefoge.h"
#include "mapa.h"

MAPA m;
POSICAO heroi;
int tem_pilula;

int direcao_fantasma(int origemx, int origemy, int* destinox, int* destinoy){
    int opcoes[4][2] = {
        {origemx, origemy + 1},
        {origemx, origemy - 1},
        {origemx + 1, origemy},
        {origemx - 1, origemy}
    };

    srand(time(0));
    for(int i = 0; i < 10; i++){
        int posicao = rand() % 4;
        if(pode_andar(&m, FANTASMA, opcoes[posicao][0], opcoes[posicao][1])){
            *destinox = opcoes[posicao][0];
            *destinoy = opcoes[posicao][1];

            return 1;
        }
    }
    return 0;
}

void fantasmas(){
    MAPA copia;

    copiar_mapa(&copia, &m);

    for(int i = 0; i < m.linhas; i++){
        for(int j = 0; j < m.colunas; j++){

            if(copia.matriz[i][j] == FANTASMA){

                int destinox;
                int destinoy;
                int encontrou = direcao_fantasma(i, j, &destinox, &destinoy);

                if(encontrou){
                    andar_no_mapa(&m, i, j, destinox, destinoy);
                }
            }
        }
    }

    liberar_mapa(&copia);
}

int verificar_direcao(char direcao){
    return direcao == ESQUERDA ||
        direcao == CIMA ||
        direcao == DIREITA || 
        direcao == BAIXO;
}

void move(char direcao){
    if(!verificar_direcao(direcao))
        return;

    int proximox = heroi.x;
    int proximoy = heroi.y;

    switch(direcao) {
        case ESQUERDA:
            proximoy--;
            break;
        case CIMA:
            proximox--;
            break;
        case BAIXO:
            proximox++;
            break;
        case DIREITA:
            proximoy++;
            break;
    }

    if(!pode_andar(&m, HEROI, proximox, proximoy))
        return;

    if(eh_personagem(&m, PILULA, proximox, proximoy)){
        tem_pilula = 1;
    }

    andar_no_mapa(&m, heroi.x, heroi.y, proximox, proximoy);
    heroi.x = proximox;
    heroi.y = proximoy;

}

int acabou(){
    POSICAO pos;
    int encontrou_fogefoge = encontrar_mapa(&m, &pos, HEROI);
    return !encontrou_fogefoge;
}

void explode_pilula(){
    explode_pilula_direcao(heroi.x, heroi.y, 0, 1, 3); // explode direita
    explode_pilula_direcao(heroi.x, heroi.y, 0, -1, 3); // explode esquerda
    explode_pilula_direcao(heroi.x, heroi.y, 1, 0, 3); // explode cima
    explode_pilula_direcao(heroi.x, heroi.y, -1, 0, 3); // explode baixo
}


void explode_pilula_direcao(int x, int y, int somax, int somay, int qtd){

    if(qtd == 0) return;

    int novox = x + somax;
    int novoy = y + somay;

    if(!eh_valida(&m, novox, novoy)) return;
    if(eh_parede(&m, novox, novoy)) return;

    m.matriz[novox][novoy] = VAZIO;
    explode_pilula_direcao(novox, novoy, somax, somay, qtd-1);
}


int main(){
    ler_mapa(&m);
    encontrar_mapa(&m, &heroi, HEROI);
    
    do {
        printf("Tem pilula: %s\n", (tem_pilula ? "SIM" : "NAO"));
        imprimir_mapa(&m);

        char comando;
        scanf(" %c", &comando);
        move(comando);
        if(comando == BOMBA) explode_pilula();
        fantasmas();

    } while(!acabou());
    
    liberar_mapa(&m);
}
1 resposta
solução!

Muito legal!

Valeu por compartilhar :D

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