Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Continuando com a dúvida: por que usar data-attributes ?

Li o que foi mencionado na resposta a pergunta Por que usar data-atributes ? e ainda não ficou claro para mim.

Entendi que usar classe não é uma boa solução, pois a classe tem muito mais a ver com estilização e com padronização. Então vários compenentes podem utilizar a mesma classe e, com isso, facilitar a vida ao estilizar o CSS.

Porém porque não usar o id do objeto. Parece-me muito mais simples do que adicionar data-attributes.

Seria apenas por convenção? Ou há algum outro motivo que não percebi?

Obrigado

4 respostas
solução!

Oii Thiago, tudo bem?

Os data-attributes são usados principalmente por sua flexibilidade e pela capacidade de armazenar informações extras que não interferem na semântica ou no comportamento padrão do HTML. Isso é particularmente útil em JavaScript e quando trabalhamos com a manipulação do DOM.

A principal vantagem de usar data-attributes em vez de IDs é que eles permitem que você associe múltiplos valores a um mesmo elemento sem conflitar com o sistema de ID, que deve ser único.

Então por exemplo, em um projeto grande, onde vários desenvolvedores estão trabalhando, pode ser fácil acabar tendo IDs duplicados, o que causará problemas. Os data-attributes reduzem esse risco porque eles não são usados pelo CSS ou pelo JavaScript para identificação única de elementos, mas sim como uma forma de armazenar dados adicionais.

E, os data-attributes facilitam a integração com JavaScript. Por exemplo, no contexto do curso, ao construir uma função de criação de vídeo que captura dados de um formulário, usar data-attributes torna o código mais legível e fácil de manter.

Você pode facilmente buscar esses atributos no DOM e usar seus valores sem se preocupar com conflitos de nomes de IDs ou classes que podem estar sendo usados para estilização.

Espero ter te ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Perfeito, Lorena. Muito obrigado.

Essa parte "A principal vantagem de usar data-attributes em vez de IDs é que eles permitem que você associe múltiplos valores a um mesmo elemento sem conflitar com o sistema de ID, que deve ser único." deixa clara a utilidade dos data attributes.

Para mim a divisão seria:

  • IDs: utilizados para garantir unicidade dos elementos
  • Classes: utilizadas para estilização de 1 ou mais elementos
  • Data Attributes: utilizados para manipulação, principalmente via JavaScript, de 1 ou mais elementos

Faz sentido essa divisão?

Oii Thiago,

Sim, a divisão que você mencionou faz sentido e é uma boa prática a ser seguida! :D

Bons estudos!

Perfeito, muito obrigado!