1
resposta

construir um feedback efetivo

Gostaria de compartilhar uma experiência pessoal que me marcou bastante no ambiente de trabalho e que me fez refletir sobre a importância de saber dar e receber feedback de forma construtiva.

Recentemente, durante a rotina da empresa onde trabalho, acabei cometendo um erro no lançamento de notas fiscais. Sem perceber, inverti os preços de alguns produtos que estavam entrando no estoque, o que gerou confusão no controle de valores e impactou o fechamento do mês.

O que mais me afetou, no entanto, foi a forma como esse erro foi tratado. Durante uma reunião de equipe, o Gerente expôs o problema abertamente, mencionando meu nome e detalhando o que aconteceu na frente de todos. Naquele momento, me senti extremamente constrangida e chateada. Embora eu reconhecesse o erro e estivesse disposta a corrigi-lo, a maneira como fui exposta publicamente me deixou abalada e insegura.

Depois desse episódio, comecei a buscar formas de compreender melhor o papel do feedback no desenvolvimento profissional. Aprendi que um bom feedback deve ser claro, específico, respeitoso e, de preferência, dado em particular. Hoje COM AS AULAS entendo que, se o meu gestor tivesse me chamado para uma conversa reservada, demonstrado empatia e escutado meu ponto de vista, o impacto teria sido totalmente diferente. Algo como:

"Meilyn, notei uma divergência no lançamento das notas fiscais. Sei que pode ter sido um erro não intencional, mas gostaria que a gente analisasse juntos para entender o que aconteceu e evitar que isso se repita. Você é uma profissional comprometida, e confio que vamos resolver isso."

Essa abordagem teria me ajudado a refletir com mais segurança e comprometimento, sem me sentir humilhada.

Agora, levo esse aprendizado comigo e acredito que, como profissionais, todos podemos errar — mas o importante é como crescemos a partir desses momentos. E o feedback, quando bem conduzido, é uma ferramenta poderosa de aprendizado.

Obrigada por lerem meu relato.

Abraços, Meilyn.

1 resposta

Ei, Meilyn! Tudo bom?

Que relato importante e cheio de aprendizado, obrigada por compartilhar!

É verdade, a forma em que o feedback é conduzido faz total diferença para ambos, quem dá e quem recebe. Gera uma parceria mais forte e crescimento para ambos.

Que bom que procurou estudar mais sobre esse tema, demonstra bastante maturidade profissional. E não tenho dúvidas que aplicará em seu dia a dia de agora em diante.

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!